quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Não existe coincidência quando há providência de Deus

 Cristiano De Mari 


     "César Augusto, imperador romano manda fazer um censo no império. A Judéia nesse tempo era de posse romana. Assim todos os homens foram obrigados a voltar até sua cidade de origem e fazer o recenseamento.

José era natural de Belém e precisava voltar, estava com Maria em Nazaré, por isso Jesus nasce em Belém cumprindo-se a profecia. Ou seja , no tempo iminente da vinda do Salvador, eis que um imperador romano resolve fazer um censo , e este censo era para saber mais ou menos a quantidade de pessoas que estavam sob o seu domínio político, o censo serviria para a aplicação devida de impostos.

      Quão magnífico é Deus, as profecias são seus desígnios , não existe sorte ou acaso e ninguém pode as ignorar. Até mesmo entre os pagãos, Deus os deixava conhecê-las mostrando que ele era para todos. Os reis magos que vieram adorar e presentear Jesus menino eram pagãos e astrônomos , e já sabiam de longa data sobre a vinda de um Messias de suma importância para a humanidade, seus estudos astronômicos apontaram para a conjunção do planeta Júpiter com Saturno , tornando-se um ponto super luminoso no céu noturno e esse ponto indicaria e os conduziria até seu destino.Como eles souberam disso? Eles tinham o estudo do movimento dos astros e também as profecias, a combinação efetiva dos eventos marcou a ida deles até a Terra Santa.       

      Provavelmente também conheciam a Profecia de Balaão, proferida 800 anos antes. Balaão foi um profeta a quem Balaque deu instrução para amaldiçoar o povo de Israel. Contudo por revelação divina, Deus lhe aparecia e determinava que o povo de Israel fosse abençoado por ele, profetizando a grandeza daquele povo, o que irritou Balaque. Ele se autodenominava "homem de olhos abertos" por ter visões de Deus e se prostrar diante dele de olhos abertos.


Números,  capítulo 24, profecia de Balaão ( em torno de 800 a.C)


".....daquele que ouve

as palavras de Deus,

que possui o conhecimento

do Altíssimo,

daquele que vê a visão

que vem do Todo-poderoso,

daquele que cai prostrado,

e vê com clareza:


Eu o vejo, mas não agora;

eu o avisto, mas não de perto.

Uma estrela surgirá de Jacó;

um cetro se levantará de Israel.

Ele esmagará as frontes de Moabe

e o crânio de todos

os descendentes de Sete.


Edom será dominado;

Seir, seu inimigo,

também será dominado;

mas Israel se fortalecerá.


De Jacó sairá o governo;

ele destruirá os sobreviventes

das cidades."


Miquéias 5:2-4 ( em torno de 750 a 700 a.C)


2 “E tu, Belém Efrata ( Seus fundadores eram da tribo de Efraim, filho de Jacó - Israel, por isso Efrata) , embora sejas apenas uma pequena aldeia de Judá, ainda assim serás o local de nascimento do governador do meu povo de Israel que vive desde a eternidade!”

3 Portanto, Deus abandonará o seu povo aos inimigos até ao tempo em que a mulher que está de parto tiver dado à luz. Por fim, os que ainda ficaram no exílio ( trata-se do exílio da Babilônia ou também da diáspora judaica) virão juntar-se aos seus irmãos em Israel, a sua própria terra. ( trazendo aqui uma alusão ao lento retorno dos judeus para Israel, visto que foi criado novamente como nação pela ONU em 14 de maio de 1948, muito devido aos horrores sofridos por eles no holocausto da Segunda Guerra Mundial).


4 Ele manter-se-á firme e pastoreará o seu rebanho no poder do Senhor, na majestade do nome do Senhor, seu Deus! O seu povo viverá em segurança, porque a grandeza dele será reconhecida até aos confins da Terra. ( Aqui cabe em um evento futuro, no governo do Milênio de Jesus que acontecerá após o Fim dos Tempos e antes do Juízo Final ). 

( Consultar livro do Apocalipse 20: 1-6.)


    No entanto, vale lembrar também que cada vez que existia uma suspeita da vinda de um Salvador, satanás incitava mentalmente algum monarca, rei ou faraó para matar os inocentes indefesos recém nascidos.Assim aconteceu com Moisés que foi salvo e num cesto foi encontrado pela filha do faraó e educado tendo crescido na corte egípcia.Mas Moisés não era Jesus o Salvador, seria um futuro libertador dos hebreus da terra do Egito.

     Assim aconteceria séculos depois com Herodes ( era idumeu casado com uma judia) que manda matar os inocentes indefesos.Deus em sonho alerta José, que foge com Maria e o menino Jesus para o Egito.

    Desde o tempo da queda dos primeiros pais , o mal sabia que iria perder e seria derrotado por Deus, porém como não tem a onisciência total das coisas futuras nunca saberia ao certo quem seria e quando iria acontecer, por isso sempre tentou conspirar contra Deus na história humana.

“E porei inimizade entre ti (satanás) e a mulher (Eva e posteriormente a nova Eva - Maria, Nossa Senhora) e entre a tua semente (o mal sobre o mundo)  e a sua semente (Jesus) ; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (aqui se refere à luta constante , praticamente diária do bem contra o mal)."

Gênesis 3:15