quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A Tabela das Nações


 

Cristiano De Mari

 “Cada povo tem um potencial especial, seja pela espiritualidade, grandes realizações e destino histórico. O potencial desses povos naquela época era definido pela linha do pai, portanto patriarcal, conforme a tradição antiga. Todos nós somos originários de um dos setenta povos bíblicos."


1-Introdução

O capítulo 10 do Gênesis está costumeiramente relacionado à teoria da diversificação racial humana após o evento cataclísmico diluviano ou atlante, é chamada de Tabela das Nações. Essa tabela é uma lista dos possíveis fundadores patriarcais de setenta nações que descenderam de Noé através dos seus três filhos: Sem,Cam e Jafet. Vinte e seis das setenta descendiam de Sem , trinta de Cam e catorze de Jafet.

Em Gênesis 10:32 assim explica o capítulo: "São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio." O Capítulo 11 conta sua divisão em Babel.

As pessoas são diferentes. Cada um de nós sabe que existem algumas raças conhecidas no mundo – brancos (ou caucasóide), negros (africanos, sul da Índia e Oceania), amarelos (a raça Australóide é uma mistura de negro e amarelo, como a maioria dos cientistas modernos acredita). E Também os chamados peles-vermelhas, os indígenas americanos que possuem ancestralidade asiática conforme estudos na genética. Mas de onde eles vieram? 


2-Genealogias

A Torá (livro sagrado judeu) no trecho que corresponde ao capítulo 10 de Gênesis, nos conta que seus pais ancestrais são os três filhos de Noé – Sem , Cam e Jafet – cujos descendentes povoaram a Terra depois do evento que todos conhecemos pelo nome de Dilúvio Mundial que limpou toda a antiga civilização da superfície da Terra. O dilúvio universal como todos sabem já foi descrito por mim em vários outros artigos e é matéria de extrema relevância factual, aceita por muitos estudiosos que verificaram os textos bíblicos, textos mitológicos e narrativas antigas de vários povos espalhados pelo globo, portanto sua veracidade e história aparecem por todos os cantos do globo ainda antes da compilação da Bíblia.

Eu acredito que todas as genealogias bíblicas podem ser resumidas e que entre elas existem lacunas grandes de tempo entre um patriarca e outro. As personalidades históricas mais importantes foram incluídas, enquanto que outros irmãos “menores” ou culturalmente menos relevantes eram deixados de fora. É possível que tal seja esse o caso da Tabela das Nações. O criador da Tabela das Nações,  que assim a organizou pode ter focado seu estudo nas nações mais significativas para a sua própria nação no momento de sua história cotidiana, enquanto negligenciou outras pessoas , fundadores de outras nações distantes, talvez até muito esquecidas. Embora todas as nações sejam relacionadas entre si através de Noé, este laço ancestral não perpetua indefinidamente o significado cultural mútuo entre seus descendentes.

Embora algumas das nações listadas sejam facilmente identificáveis (Ex: Mizraim-Egito, Cannã-povos cananeus, Caftorim-Filisteus, Put-líbios, Heber-Hebreus ,etc...) , algumas permanecem obscuras. Numerosos estudiosos têm tentado identificar essas nações desconhecidas com vários graus de sucesso. Devido à natureza arcaica do material de origem, continua a haver alguma ambiguidade considerável.

Perduram ainda muitos questionamentos a serem entendidos ainda, por exemplo: A precisão da Tabela foi questionada pelo fato de que algumas das relações descritas não coincidirem com a linguística comparativa moderna. Exemplo: diz-se que os elamitas eram descendentes de Sem a partir de seu filho Elam, mas seu idioma não era semítico. Diz-se que os cananeus descenderam de Cam, mas a língua deles era semítica. Talvez o contato próximo com povos camíticos teria influenciado na troca linguística e assim por diante. Esta objeção pressupõe que essas línguas nunca experimentaram nenhuma mudança dramática. A história da região parece sugerir que esta seja uma suposição duvidosa. As culturas da região estavam constantemente sujeitas a migrações e invasões por potências estrangeiras. Os impérios conquistadores muitas vezes impuseram sua língua e sua cultura ao vencido.


3 – Parâmetros históricos e científicos

 

Com o fim do Dilúvio Global, o mundo se transformou em um lugar extremamente desabitado e absolutamente devastado. Os descendentes do primeiro filho de Adão, Caim, e os do terceiro filho de Adão, Set, que habitavam o planeta antes, foram totalmente destruídos. Javeh Deus deixou sobreviver apenas a Noé (o mais digno dos descendentes de Set), sua esposa e seus três filhos com suas esposas. O mundo inteiro foi repovoado a partir deles três . E eles foram aqueles que deram origem aos setenta povos do mundo, dos quais cada um de nós é originário  hoje.

Embora seja um conceito muito discutido o da raça e que vem mudando no decorrer das décadas, esse argumento da Tabela das nações revela que três ou quatro raças originaram-se dos 3 filhos de Nóe: 1- brancos, caucasianos, europeus no geral (descendentes de Jafet – ele era o filho mais novo), 2- negros e outros pardos, asiáticos misturados com semitas (descendentes de Cam – o segundo filho) e 3- semitas, (descendentes de Sem – ele era o filho mais velho , deu origem aos judeus, persas, medos e alguns asiáticos). Lembrando que as raças amarela, chineses, tailandeses e etc.., e também indígenas americanos peles-vermelhas são variações de possíveis cruzamentos entre camitas e semitas. Todos os netos de Noé herdaram traços antropológicos de seus pais e, assim, puderam definir facilmente a origem familiar um do outro por meio da aparência externa, da mesma forma como podemos fazê-lo hoje também.

Os nomes de todos os setenta povos do mundo estão enumerados na Torá (Bereshit 10: 1-32), onde a origem de cada um deles é traçada. Tudo o que está escrito ali é verdadeiramente confirmado por escavações arqueológicas. Trata-se de um documento etnográfico de suma importância.

Um outro fator referente à Tabela das Nações é que várias das nações listadas não aparecem no registro histórico (como o temos hoje) até o primeiro milênio a.C. Isso tem levado alguns estudiosos e críticos a datarem a Tabela a não antes do século VII a.C.

Em vez de dar à Bíblia o benefício da dúvida para buscar a solução na arqueologia e outras ciências investigativas, sempre que menciona uma cidade ou cultura que não apareça em nenhum outro lugar no registro histórico, ou sempre que coloca uma cultura em uma época que preceda qualquer outro registro que tenhamos de nossas outras fontes limitadas, os críticos geralmente supõem que os autores bíblicos eram ignorantes. Uma séria falta de respeito.

Tal foi o caso da antiga metrópole de Nínive e da antiga civilização hitita do planície da Anatólia, ambas as quais foram redescobertas nos tempos modernos, nos séculos XIX e XX, respectivamente, em uma notável reivindicação do testemunho histórico bíblico. O fato é que o nosso conhecimento de culturas antigas é extremamente fragmentado e, muitas vezes, depende de pressupostos fundamentais. Por conseguinte, é especulativo argumentar que a Tabela das Nações tenha sido escrita tão tarde com base unicamente no fato de que algumas das nações mencionadas não apareçam em nenhum outro lugar além dos registros históricos posteriores.

Outro assunto pertinente é de um estudo liderado pelos pesquisadores Mark Stoeckle e David Thaler, da Universidade de Basel, na Suíça, sugere que todos os humanos modernos são descendentes de um casal que viveu entre 100 mil e 200 mil anos atrás. Os cientistas utilizaram no estudo o DNA mitocondrial de 5 milhões de animais de mais de 100 mil espécies, incluindo humanos. 

O DNA mitocondrial é passado de geração em geração da mãe para seus descendentes. Por isso, foi possível encontrar semelhanças genéticas e levantar a hipótese de que existiu um casal que originou todas as pessoas.

A análise desse código genético sugere que 9 em cada 10 espécies têm como origem apenas um par de indivíduos. No caso dos humanos, os dois indivíduos ancestrais teriam sobrevivido a uma catástrofe natural que quase dizimou a vida na Terra.

A pesquisa conclui que 90% das espécies surgiram na mesma época, há 250 mil anos, e coloca em dúvida os padrões da evolução humana.

4- Resumo da Tabela das Nações

Vamos listar agora as gerações humanas e povos originais a partir dos filhos dos 3 filhos de Noé. Todos os nomes que aparecem aqui são dos homens, chefes tribais que deram origem e nomes dessas antigas nações patriarcais, algumas existentes até hoje:

SEM

Elam- deu origem aos semitas  do Planalto do Irã,  Elamitas e Persas com misturas racias de Madai.

Assur- possível ancestral de tribos semitas que formaram os Assírios. Fundador de várias cidades na Mesopotâmia.

Lud- semitas da Anatólia, Luvitas, Luditas e Lídios (atual Turquia).

Aram- filhos: Hul, Hus , Geter e Mês, seus descendentes foram os Arameus , Sírios, Libaneses.

Arfaxad- filhos: Salé , Héber (Hebreus) , Faleg, Reu, Sarug, Nacor, Taré, Abraão, Nacor ,Arão , Lot e Jectã que deu origem aos semitas da península arábica, Hebreus e Árabes.

 

CAM

Cush- deu origem aos Etíopes, Núbios,Sumérios , negroides da península arábica, Indianos e Aborígenes australianos. Filhos: Hévila, Saba, Sabata, Regma, Shebá , Dedan e Sabataca. Nimrod e Assur também são seus descendentes. Nimrod segundo o texto bíblico e outras fontes foi o fundador da Suméria (terra de Sennar) Babel, Erech, Calné , Uruk, o "poderoso caçador diante do Senhor."

Mizrain-Filhos: Lud, Anam ,Laab, Naftu, Patros, Caslu, Cáftor , deu origem aos Egípcios , Fenícios e Coptas.

Put – Líbia, Berberes, africanos do norte.

Cannaã – filhos: Sídon, Het, Jebuseu, Amorreu, Gergeseu, Heveu, Araceu, Sin ,

Arvadeu, Samareu e Emateu. Deu origem aos povos cananeus no geral. Talvez tenham contribuído na formação dos povos mongóis no geral através de misturas raciais com os descendentes de Togorma, porém é uma teoria ainda. Essa mistura teria originado ameríndios, habitantes das ilhas do Pacífico como samoanos e etc.... 

Het e Sin segundo alguns estudiosos, originaram as nações asiáticas no geral com misturas de povos jaféticos a partir do filho de Gomer, Togorma e misturas com descendentes de Cam. Seu filho Het teria dado origem ao antigo povo Hitita, também chamado na antiguidade de Hatti ou Khatay e também originado partes do grande grupo populacional dos mongóis. Já seu irmão Sin deu origem aos sinitas , ancestrais dos chineses no geral que teriam se misturado com descendentes de Togorma.

Sobre as origens dos ameríndios existem muitas conexões que apontam para uma ancestralidade genética asiática, portanto seriam em até 80% aparentados com os povos do sudeste asiático. 

 

JAFET

Gomer – filhos: Asquenaz , Rifat e Togorma.

Deu origem ao tronco germânico, tribos celtas por intermédio de seu filho Rifat, cimérios, anglo-saxões, pictos, alamanos, burgúndios,  vikings, escandinavos no geral.De seu filho Togorma vieram os turcos asiáticos com misturas raciais de camitas, também povos siberianos, búlgaros, húngaros, magiares.Mais tarde esses povos migraram para a América e formaram os povos ameríndios que segundo alguns estudos derivam de Togorma e camitas com ancestrais de pele mais escura, um exemplo são os tailandeses que possuem peles escuras com olhos puxados ao estilo asiático , portanto camitas que migraram pelo sul da Ásia misturaram-se com eles.

Magog- deu origem ao tronco eslavo,  Russos, Poloneses,  Tchecos, Eslovacos, Croatas , Ucranianos, Godos , Visigodos, Nórdicos chamados de Varingues, Suecos,  etc...

Madai- deu origem aos medos, arianos que invadiram a Índia, Citas, Gutis, Sármatas, Partos, Tocarianos, etc...é ancestral dos Iranianos, Afegãos e Curdos.

Javan (Jônios) - Filhos: Elisah (Eólios) , Társis ( gregos que se espalharam pelo Mediterrâneo) , Quitim ( Aqueus) , Dodanim (Dórios) . Deu origem ao tronco grego: Jônios, Eólios, Aqueus e Dórios e também aos macedônios.

TubalFilhos: Italom e Ilirom: deu origem aos antigos Cretenses, Pelasgos, Tessálios, Albaneses, povos ilíricos, Ibéricos do cáucaso e também da Europa,  aos povos italiotas no geral: Latinos, Volscos, Enótrios, Lucanos, Picenos, Marrucinos, Úmbrios, Vênetos, Romanos, Sabinos, etc...

Mosoc- antigos povos Musku, Moscovitas , Roxolanos, russos de Moscou, Frígios e Lituanos.

Tiras- deu origem aos Tirsenos, Etruscos, Troianos, antigos Trácios e Dácios, confederações de tribos trácias, como os Getas, Mésios, Dardânios, Cícones, etc...



5- Conclusão

A Tabela das Nações apresenta uma visão bíblica e etnológica de que todas as nações descendem de Noé através de seus três filhos: Sem , Cam e Jafet. O fato de que a humanidade é aparentada geneticamente não é somente algo ou questão de fé, mas também de confirmação científica. Os estudos envolvendo o DNA e haplogrupos das células humanas confirmam isso.

É um documento rico para a historiografia mundial. Não se sabe se a lista de setenta povos era para ser extensa ou se algumas nações foram excluídas, intencionalmente ou acidentalmente. A precisão do que sabemos sobre a Tabela tem sido questionada por alguns céticos o que é absolutamente normal no campo científico, por meio de questionamentos polêmicos tendendo a ser defeituosos e insustentáveis. Devido à natureza arcaica do material de origem, a veracidade da Tabela permanece, no fim das contas, indefinível no tempo ainda, mas não irreal. Por fim, aqueles que a aceitam o fazem pela fé, dando por certo que ela faça parte de uma perspectiva maior e justificável. Aqueles que a rejeitam essencialmente fazem isso pelos mesmos motivos. Mas o que a torna compreensível e verídica são as fortes relações históricas factuais que colaboram com registros históricos antigos.

6- Referências:

 Bíblia Sagrada, 21ª edição, Edições Paulinas, São Paulo, 1965.

<https://www.gotquestions.org/Portugues/tabela-das-nacoes.html>

<https://bneinoach.org.br/setenta-povos-do-mundo/>

<https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/todos-os-seres-humanos-descendem-de-um-unico-casal-sugere-estudo-11122018>