quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Göbekli Tepe: Conexões com a aurora da Civilização

 Cristiano De Mari


E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

João 8:32

     

       Göbekli Tepe,  significa “Colina Barriguda” em turco e está localizada a aproximadamente 15 quilômetros sentido nordeste de Sanliurfa, uma antiga da Turquia que já foi chamada antigamente de “Edessa”,   conhecida como “a Cidade do Profetas”.  

       Considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, o local é um sítio arqueológico neolítico que abriga o templo mais antigo conhecido no mundo , suas construções e escombros. Pelo que se sabe, segundo últimas descobertas é que além de um grande templo, o local continha também uma vila.

      Este sítio foi datado entre 9.600 a 10.000 a.C , outros ainda o datam em 11.000 a.C. visto que são datas consideradas aproximadas para a época em que muitos estudiosos situam o dilúvio bíblico, dentro da margem de erro da datação. Junto com o sítio vizinho de Nevalı Çori, Göbekli Tepe revolucionou o conhecimento sobre o Período Neolítico e as teorias sobre o início da civilização. Eles tem intrigado e desafiado as ideias convencionais dos historiadores tradicionais acerca do processo inicial de desenvolvimento da civilização , a saber , da civilização pós-diluviana , neolítica.

     É o local de culto mais antigo já feito, descoberto pelo homem. Os templos do complexo religioso foram descobertos pelo arqueólogo alemão Klaus Schmidt entre os anos de 1996 a 2014 que já havia trabalhado no sítio e escavação de Nevali Çori, que agora é conhecido por ser anterior a Göbekli Tepe. 



      O tel de Göbekli Tepe possui 15 metros de altura por 300 de diâmetro e inclui dois complexos que se acredita serem de natureza social ou ritual. Durante a primeira fase, pertencente ao Neolítico Pré-Cerâmico A (NPCA), foram erguidos círculos de enormes pilares de pedra esculpidos de 3 metros de altura em forma de T.

      Esses pilares esculpidos apresentam figuras humanas estilizadas, com as mãos colocadas sobre eles. Cada pilar monolítico de calcário em forma de T contém também relevos esculpidos de animais como leopardos, abutres, touros, javalis, cervídeos , cobras, raposas e leões , bem como personagens e ícones abstratos. Ossos descobertos no local sugerem que a colina era usada para rituais e festas.

      Estruturas monumentais desse tipo foram as mais antigas já encontradas no mundo até hoje.


***Uma espécie de Stonehenge, só que a mais antiga do mundo conhecido. Stonehenge na Inglaterra é 7.000 anos mais jovem.


      Os caçadores-coletores que construíram o templo viviam em um mundo anterior à escrita, ao metal ou à cerâmica, e numa época em que os arqueólogos pensavam que a humanidade ainda não tinha se agrupado para adoração da divindade ou mesmo do culto aos ancestrais com sacerdotes e sacrifícios. Em todo caso , mesmo assim esses adoradores neolíticos conseguiram encontrar uma forma organizando-se e encontraram uma maneira de cortar e transportar esses pilares de pedra de 16 toneladas colina acima , organizando-os num padrão circular e ritualístico.

    O tel ( colina ) estava completamente tomada por uma grande quantidade de ferramentas de sílex neolíticas como facas e pontas de projéteis. Este tipo de material encontrado é comum, mas o que  intriga é a quantidade encontrada em número.









     É considerado algo incomum o fato de terem sido utilizadas para construir um local religioso, numa época em que muitos historiadores e arqueólogos acreditavam que templos e práticas religiosas deste tipo ainda não existia, isso transforma a descoberta ainda mais interessante.

       O historiador K.Schmidt acreditava que o que ele chamou de "catedral sobre uma colina" era um destino de peregrinação que atraia fiéis que  vinham de até 160 km de distância. A descoberta de Göbekli Tepe “sugere, pelo menos aos arqueólogos que lá trabalham, [...] que o sentido humano do sagrado – e o amor humano por um bom espetáculo pode ter dado origem à própria civilização”.     

       Como disse  Klaus Schmidt: “Primeiro veio o templo, depois a cidade”. Schmidt acredita que a civilização surgiu não por razões ecológicas, como tem sido o consenso, mas sim que “a civilização é o produto da mente humana”, uma teoria que mudaria a arqueologia da paisagem e a nossa compreensão da história.

       Os  cientistas Gil Haklay, da Autoridade de Antiguidades de Israel, e o professor Avi Gopher, do Departamento de Arqueologia e Civilizações Antigas do Oriente Próximo da Universidade de Tel Aviv, encontraram recentemente evidências de que a construção foi planejada como uma só estrutura.


      Com a ajuda de um algoritmo matemático que investigou os padrões do desenho arquitetônico do sítio, eles verificaram que as construções que compõem o santuário estão dispostas de maneira que formam um triângulo equilátero quase perfeito, que pode indicar que havia um padrão geométrico matemático intencional na elaboração do projeto.

     _"Göbekli Tepe é uma maravilha arqueológica (...) sua complexidade arquitetônica é bastante incomum (para a época)", afirma, em um comunicado, o professor Gopher.

      O trabalho da dupla foi publicado no periódico de arqueologia Cambridge Archaeological Journal.

       _"A pesquisa abre portas para novas interpretações sobre esse sítio arqueológico", afirma Gopher.

      Outras equipes de arqueólogos também descobriram uma grande cisterna para coletar água da chuva, que sustentava o assentamento no topo da montanha, assim como milhares de ferramentas de moagem utilizadas para processar grãos e preparar alimentos, como mingau e cerveja.

       Alguns argumentam que as elaboradas esculturas de raposas, leopardos, serpentes e abutres que adornam os pilares de Göbekli Tepe "não são animais comuns que se encontram no dia a dia da região. Elas são mais do que simples imagens, são narrativas que desempenharam um papel importante na coesão dos grupos e na criação de uma identidade compartilhada".

      Podem ser animais que foram lembrados por terem estados na arca , mas que ao serem soltos depois partiram para seu próprio propósito migrando para regiões até mais longínquas.








      Gobekli Tepe e seus entornos como Nevali Çori podem ser considerados como os primeiros núcleos de civilização construídos por Noé e sua família após a saída da Arca, que encalhou no monte Ararat, Turquia, após as águas do dilúvio baixarem.

      O próprio Gênesis capítulo 8 fala que Noé realmente construiu um Altar em honra ao Senhor depois que saiu da Arca, e um Altar exige um templo. As ruínas de Gobekli Tepe mostram semelhança com um templo, e seus símbolos e desenhos esculpidos nos monólitos mostram animais, constelações,  sacerdotes, dentre outras coisas.


*** Aldeões tribais , povos caçadores-coletores construindo templos com grande sofisticação, geometria, conhecedores de constelações, povos considerados primitivos com alto grau de conhecimento, como pôde?

    A humanidade já renasce com alto grau de instrução, pois os que sobraram do grande Dilúvio eram habitantes de um mundo que não existe mais hoje mas que possuía seu conhecimento e sua devida tecnologia, provavelmente a sua ciência, cultuavam seu monoteísmo e sim observavam os astros, criando a astronomia, e tiveram tempo para isso, pois os ciclos dos astros são observados e registrados por muitos anos devido a sua longeva idade. Os textos dos antigos hindus, dos egípcios, maias, gregos, chineses , enfim de vários outros , todos comentam sobre uma humanidade perdida, fruto de uma queda moral e religiosa que pereceu num grande cataclismo. Os mitos antigos contém uma vaga menção sobre estes relatos, continentes e terras desaparecidas e submersas e muitos deles mencionam não somente as histórias de dilúvios mas alguns possíveis geradores físicos desta grande catástrofe, e entre eles estariam impactos de cometas e asteróides.Isso gera ondas de impacto que conforme o seu tamanho e dependendo onde caem provocam radiação , deslocamentos de terra , terremotos, maremotos, tsunamis e chuvas torrenciais.As comportas do céu são abaladas e consequentemente o planeta Terra sofre os efeitos de um grande cataclismo, esse de fato é o Dilúvio narrado na Bíblia que acometeu a humanidade de outrora.

     Inscrições de 12 mil anos indicam que cometa pode ter colidido com a Terra, causando resfriamento global. Todos sabem que após um grande período de chuvas ocorre um resfriamento do ambiente, ainda mais tudo isso aliado há uma "mexida" nos polos magnéticos da Terra.

     Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, acreditam ter decifrado uma mensagem misteriosa contida em alguns símbolos esculpidos nas pedras do templo de 10.000 a.C portanto , há 12.000 anos. Segundo os especialistas, a data de criação das imagens coincide com um período drástico de resfriamento da Terra, conhecido como Dryas recente, que durou 1.300 anos e que (de acordo com algumas teorias) teria sido causado pela queda de um cometa.





      Os cientistas afirmam que os habitantes de Göbekli Tepe documentaram o episódio posteriormente nos pilares do templo, associando as imagens esculpidas à colisão do corpo celeste contra a Terra. No templo, é possível ver imagens correspondentes a acontecimentos astronômicos, constelações e outros eventos que podem estar relacionados às consequências do desastre.

***

  "Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento,eu também os rejeito como meus sacerdotes;uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus,eu também ignorarei seus filhos."

Oséias 4:6

" Todo homem prudente age com base no conhecimento,mas o tolo expõe a sua insensatez."

Provérbios 13:16


      Na quase totalidade muitos não deram ouvidos ao conhecimento de Noé e aos sinais que ele havia recebido.Os humanos que restaram, ou seja, Noé e sua família praticamente começaram tudo do zero, mas não em inteligência, competência ou habilidades, antes por falta de muitos objetos de cultura material , de utensílios que tiveram que ser feitos novamente.

       O mundo tornou-se mais lento, as atividades mais cadenciadas, tudo teve que ser redescoberto, reavaliado, desde o que comer até saber onde construir, no início ainda eram coletores e caçadores e tiveram que se alimentar de carne , proteína animal, algum tempo depois , séculos e talvez milênios redescobrem a agricultura, os cereais , domesticam animais e produzem sua cerâmica. 

     Noé,  além do vasto conhecimento que tinha torna-se o fundador da agricultura e planta a primeira videira, colhe as primeiras uvas e bebe de seu vinho, embora depois se embriaga. Mas o que eu quero dizer também é que dentre minhas atividades, tenho orgulho de trabalhar e cultivar a vinha , da mesma forma que o fez o grande patriarca Noé.


Conclusão:

     Visto tudo isso e sob a minha ótica considero incomum continuarmos a acreditar que os antigos humanos eram seres desprovidos de inteligência que mal sabiam balbuciar sons guturais, ou que só vagavam de um lado para o outro para obter alimentos que garantissem sua sobrevivência . Pra mim este padrão não existe mais, ou se ainda resta algum resquício deve ser estudado ainda com maior rigor. Tudo na Pré-historia precisa ser reavaliado e recolocado no lugar. 

     Os requisitos básicos aliados aos fatos descobertos e documentados são razões de sobra para olharmos nossas origens com outros olhos, de voltarmos a dar atenção biblicamente falando a certas narrativas e acontecimentos, e não colocar tudo na peneira do modernismo secular, pois creio que essa peneira filtra muito, inclusive muito daquilo que nos faz sentido, muitas vezes a própria verdade revelada.

      Atentemos para o seguinte irmãos, nem tudo é somente simbólico ou terreno como querem explicar todas as teorias de origem ateísta , marxista , esotéricas , etc, nem tudo é mítico, o mito sempre vem depois do acontecimento real.

     Quando retiramos a majestade das coisas, quando retiramos o elemento transcendente dos relatos estamos a contribuir com essas teses vazias do elemento gerador da crença.

    A tentativa de minimizar fatos bíblicos cada vez mais se tornará um trabalho infrutífero visto que a ciência coopera e muito com a religião, basta termos a sensibilidade de analisarmos as devidas situações.


"Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça."

Efésios 6:14


Referências:

https://www.ancient-origins.net/ancient-places-asia/mysterious-gobekli-tepe-inturkey-00186

Observatório 7: https://youtu.be/8k-h_xTW5EI?si=RMRP0vOvd4RFiqo6

Jornaldafronteira.com

https://www.google.com.br/amp/s/history.uol.com.br/historia-geral/simbolos-pre-historicos-revelam-antiga-catastrofe-global

https://www.google.com.br/amp/s/www.bbc.com/portuguese/internacional-53760022.amp