quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Tubal

 Cristiano De Mari

Tubal ( significado: " tu serás trazido" e ainda "artífice", aquele que maneja o ferro, etc... artesão no geral) é o quinto filho de Jafet, portanto neto de Noé.Seu clã foi o progenitor das tribos itálicas: Latinos, Enótrios, Úmbrios, Picenos, Faliscos, Marrucinos, Campânios, Lucanos, Volscos, Vênetos, Sabinos e etc...e também teria dado origem aos antigos Cretenses (minoicos), Ilíricos, Ibéricos (hispânicos e lusitanos), habitantes da Ibéria no Cáucaso (Geórgia), antiga região da Cólquida, antigos Pelasgos, povos ao longo do Mar Mediterrâneo.

 Os haplogrupos genéticos de DNA do cromossomo Y mais frequentes destas populações teriam sido identificados como o G e o G-2a. Estes marcadores comprovariam a ancestralidade genética por onde migraram os descendentes de Tubal.  Também encontra-se os haplogrupos J2, E-v13 e o T , pela proximidade com os gregos, devido às colonizações ao longo do Mediterrâneo que formaram a Magna Grécia.

Foram grandes artesãos e artífices em trabalhos na forja com metalurgia, também madeira e pedras além de agricultores, pastores e ceramistas.





Como todos os povos antigos do pós-dilúvio afastaram-se do monoteísmo na crença do Deus único. O monoteísmo seria retomado muito tempo depois graças a Abraão, Moisés, e tantos outros e o subsequente conjunto de fatos históricos posteriores como por exemplo, os ensinamentos de Jesus Cristo e as missões apostólicas que levariam a uma futura cristianização da Europa e do mundo até onde foi possível.
Para aquela época , no entanto, seus descendentes acreditavam em divindades maternas, como os cultos primitivos à grande mãe, às vezes relacionados com a terra. Também prestavam culto aos touros.

A esposa de Tubal chamava-se Tebas e um de seus filhos foi Aost, nome muito comum em antigas cidades da península balcânica e na Itália. Os filhos de Aost chamavam-se Italom e Ilirom.Segundo as Crônicas de Jeraamel outros de seus filhos foram: Fantonya e Atipa.Em outras fontes: Ariphi, Kesed e Taari, também Tarrahi e Iber nos relatos ibéricos.

* Não confundir Tubal filho de Jafet com Tubalcaim.Tubalcaim foi um personagem bíblico antediluviano da descendência degenerada de Caim filho de Adão e Eva, que havia matado o irmão Abel.

***Os filhos de Jafet são: Gomer, Magog, Madai, Javan, Tubal, Mosoc e Tiras. E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifat e Togorma. E os filhos de Javan são: Elisah, Társis, Quitim e Dodanim. Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.” Gênesis 10:2-5

***Todos estes, descendentes do clã de Jafet, deram origem aos povos indo-europeus, que a partir de 6000 a 5000 a.C iniciariam sua jornada de migrações pela Europa e Ásia, culminando nas etnias europeias , e colaborando geneticamente em parte na formação dos povos iranianos, turcos, mongóis e indianos.

Menções bíblicas de Tubal

* Ezequiel menciona Tubal junto com Gog e Mosoc (Ezequiel 39:1). Heródoto cita-os como "os Tibarenos".

O rei Tiglate-Pileser I da Assíria por volta de 1100 a.C., refere-se aos descendentes de Tubal como Tabali. Josefo registrou seu nome como Tobelitas, que mais tarde foram conhecidos como uma das suas tribos de Iberes.

*A terra antiga deles, conforme menciona Josefo se localizaria onde é agora a Cilícia na antiga Anatólia hoje Turquia. Alguns sugerem também que viveram também nas terras da Geórgia cuja capital até hoje leva o nome de Tubal como Tbilisi. A existência de minas de cobre nesta região concorda com o registro bíblico (Ezequiel 27:13).

Depois de cruzar as montanhas do Cáucaso, estes povos migraram para o nordeste, dando seu nome tribal ao rio Tobol e à famosa cidade de Tobolski nos arredores da Rússia.
O haplogrupo genético de Tubal é encontrado também em alguns habitantes de terras russas.
Posteriormente, migrariam ainda mais para o ocidente através do Mar Mediterrâneo, formando uma quantidade grande de tribos passando pela Itália suas ilhas e Península ibérica. Nos tempos dos romanos os habitantes de onde hoje é a Espanha eram chamados de Ibéricos e em Portugal de Lusitanos.

A tribo itálica mais famosa , os Latinos, foi a que fundou Roma e mais tarde deu origem aos antigos Romanos, que por sua vez, após a expansão do seu império, da cultura e língua latina originou os atuais países europeus de língua neo-latina: Itália, Espanha, Portugal, França e Romênia.




Referências:

 Flavio Josefo, História do Hebreus.

Tubal , o povo artesão, Observatório 7; https://www.youtube.com/watch?v=r3if9G5sN2Q