quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Ptah - O Gênesis na cosmologia egípcia

 Cristiano De Mari 

A antiguidade do monoteísmo, a verdadeira crença !!!

"Deus disse: Faça-se a luz. E a luz foi feita.Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas.Deus chamou dia à luz e às trevas noite.Assim, surgiu a tarde, e em seguida, a manhã; foi o primeiro dia."  (Gênesis 1, 3 - 5).

      Para o escritor bíblico a atividade criadora do demiurgo (Deus) ocorre num momento determinado, " No princípio", em hebraico "Bereshit" , "Zep Tepi" em egípcio. Este é portanto, o começo formal do cosmos, a ordenação do mesmo em detrimento ao "caos" primordial.

     A ação direta da divindade além de revelar uma intencional e consequente auto-vontade criativa, põe termo a uma situação mítica original, em que tudo estaria na mais completa desordem. A partir disso, a ação criativa divina começa a separar os elementos primordiais e os organiza, dando assim origem as coisas conhecidas, nomeando-as. 

     Este processo é descrito com a divisão de várias tarefas distribuídas em 7 dias, ou em 7 grandiosos períodos de tempo, lembrando aqui também a simbologia da perfeição do número 7 , o fechamento de um ciclo perfeito.

Tudo o que existia antes do processo de criação estava informe e vazio numa vastidão sem fim, cobrindo tudo em absoluta escuridão, vindo a aparecer depois e por primeiro a separação da Luz das trevas pelo Espírito de Deus, a terra sólida e mar , flora, sol , lua e estrelas, fauna, homem e mulher.



     Nos diferentes tipos de mitos das origens espalhados pela Terra encontraremos diversas situações semelhantes ou parcialmente semelhantes. Nos relatos sumérios, babilônicos, assírios, hindus, gregos , egípcios existem muitos elementos idôneos.Os povos antigos dentro do seu paganismo deixaram registrados eventos cosmológicos nos seus mitos das origens , nas quais os próprios deuses também vem a existir.

     E todos eles surgiram a partir da narrativa inicial que está puramente registrada no livro de Gênesis, que não é de inspiração suméria nem babilônica, embora alguns elementos textuais pareçam similares devido a influência e aproximação destes povos. O fato é que foi um registro provavelmente de um clã que manteve essa narrativa sendo transmitida por milênios de forma oral e fidedigna, antes mesmo que a Torá e Bíblia existissem, este foi o clã dos semitas " Hapirus"  ou Hebreus que de Abraão descenderam.

    Não foi o monoteísmo que derivou do politeísmo ou que veio depois do mesmo. Foi o monoteísmo que primeiro surgiu como crença e foi sendo deturpado pelos milênios vindouros por erros e adição de elementos míticos e semi divinos os quais seriam nomeados. Os epítetos do Deus único , suas qualidades , seus atributos , poderes e até mesmo elementos da própria natureza por Ele criada foram sendo com o tempo nomeados como "deuses" , isso acontecendo praticamente em todos locais da Terra, do velho ao novo mundo.

     Foi preciso a fé e o empenho de Abraão para resgatar o monoteísmo que havia sido esquecido.


O Gênesis no Egito e os Neteru

     Todos sabemos que o Egito possuía uma religião politeísta e antropozoomorfa , com milhares de deuses, cultos, rituais, porém ao analisar cuidadosamente a cosmogonia de Hermópolis e de Mênfis encontramos parâmetros muito comuns com o Gênesis.


    Conhecida como Hermópolis ( cidade de Hermes), a antiga  Khememu,  " cidade dos oito" foi assim nomeada pois acreditava-se que oito deuses primordiais foram os antepassados dos primeiros deuses. Foram os criadores da luz e de todas as outras coisas, sendo eles, Heh e Hehet ( o infinito e o espaço), Kek e Keket (trevas, a obscuridade), Nun e Nunet ( o abismo, o caos líquido, a massa aquosa, lodosa e inerte), e Amon e Amonet (o ar, o dinamismo oculto das origens). Quatro deuses masculinos e quatro deusas femininas.

    Quando se fala aqui em "deuses" , foi um erro teológico que os antigos sacerdotes cometeram ao longo de milênios que acabou originando por si o erro do politeísmo. Ao colocarem nomes divinos aos atributos (neteru) do Deus único, Javeh, acabaram criando toda essa confusão e variedade de nomes de deuses.Isso foi uma falha na transmissão da teologia original (os politeísmos surgiram desse erro) que está composta verdadeiramente em Gênesis. 

       Os antigos egípcios, muito antes de existir seu próprio país mudaram a narrativa ao longo dos anos , e pela sua forma de transmissão oral acabaram criando seu tipo de paganismo.

      Curiosamente em Mênfis, todos os deuses dependiam teológica e existencialmente de Ptah. Aqui temos o caso egípcio onde mais se aproxima verdadeiramente do Gênesis, embora com muitos elementos pagãos.

    Ptah era a Matriz de todos os seres , o divino oleiro, o deus único do início do tempo que tudo criara, o Senhor da eternidade, o Antigo por excelência, como narra este hino egípcio de louvor:


" Eu louvo a tua perfeição,

Ptah , o Grande,

Deus venerável da primeira vez,

Que fez a humanidade e criou os deuses,

Ser primevo que deu vida aos humanos,

O que disse no seu coração;

Viu-se vir a existência, 

Ele que enunciou o que nunca existira

E que renovou o que existe,

Nada existe sem ti."


"Ele que fez tudo e que criou os deuses , ele é na verdade Tatenen ( a terra emergida das águas primordiais) que fez brotar os deuses, pois tudo veio dele, o alimento , as provisões, as ofertas e toda a coisa boa.Assim foi descoberto e entendido que a sua força é a maior de todos os outros. Assim Ptah ficou satisfeito, depois de ter feito todas as coisas, pela palavra divina."

        No Gênesis de forma similar, Javeh Deus executa a criação por meio de ordenanças pela palavra, chamou a existência todas as coisas.

       Os propagadores da doutrina de Mênfis consideravam realmente a atividade criadora de seus deus como superior pois é a língua que anuncia o que o coração e a mente pensa.O ato de criação de Ptah consistiu na essência em proclamar nomes a tudo o que existe (poder mágico e ordenador da palavra).

        Os paralelismos da teologia menfita com o relato da criação em Gênesis são muitos, como  por exemplo: 

* Águas primordiais, 

* Uso da palavra divina, 

* Definição e diversificação de tudo a partir do nada e sem forma por meio da ordenança , 

* Criação da Luz e do Sol, 

* Emergência na criação, 

* Satisfação com a criação e por fim; 

* Descanso divino. 

·         Portanto,  Ptah é o deus egípcio que mais se aproxima do Deus bíblico por algumas questões similares já mencionadas.

        Antes disso, suspeita-se que as geraçãos mais antigas que deram origem aos nomos que originaram o Egito , os descendentes de Misraim , filho de Cam e neto de Noé acreditavam num Único Deus que criou e concebeu a si mesmo, e que era imortal, invisível, eterno, onisciente, todo-poderoso. 

       Este Único Deus geralmente nunca era representado, apenas suas funções e atributos de seu domínio eram representados. Estes atributos eram chamados de NETERU (plural de neter, no masculino e neteret, no feminino). O termo deuses é uma representação incorreta do termo egípcio neteru. Para eles, somente é possível definir Deus através da multiplicidade de "seus" atributos/qualidades. A confusão gerada pelos sacerdotes egípcios desde a época arcaica e pré-dinástica deu origem à diversificada religião egípcia que ficou politeísta , antropomórfica e antropozoomórfica ( diversificada, com características humanas e animais) tudo por acharem que os atributos ou características de Deus eram novas personificações ou seres divinos. Portanto os Neterus são atributos/características de um Deus ÚNICO , assim como chamamos nas religiões cristãs de Deus onisciente, onipresente e onipotente dentre outros. A noção de várias divindades foi um acontecimento histórico falho.Isto não aconteceu somente no Egito, mas também na Babilônia , Suméria, na Europa antiga em geral, na Índia, entre os povos americanos também Astecas, Maias e Incas até nos povos da Oceania e África.


Exemplos de Neteru egípcios primordiais(existem genealogia entre os deuses):

Ptah • Nun • Atum • Amon • Aton • Rá • Ka 

Neteru geradores:

Chu(calor, perfeição) • Tefnut( umidade, ar) • Geb (terra)• Nut( céu)


Neteru da primeira geração:

Osíris • Ísis • Seth • Néftis


Neteru da segunda geração:

Hórus • Hathor • Toth • Maat • Anúbis • Anuket • Bastet • Sokar


Outros neteru:

Mafdet • Nekhbet • Serket • Sobek • Meretseguer • Iah • Montu • Uadjit • Bes • Hapi


Animais sagrados:

Ápis • Ammit • Mnévis • Benu

Humanos deificados:

Amen-hotep • Imhotep

Conceitos e elementos:

Alma egípcia • Ankh


Referências:

https://curiosidadesmisteriosantigos.blogspot.com/2013/07/e-depois-veioo-monoteismo.html?m=1

A criação do mundo no Genesis, na cosmogonia Hermipolitana e na teologia Menfita - José das Candeias Sales