sexta-feira, 11 de agosto de 2023

A grande Esfinge e seus mistérios

 Cristiano De Mari 


     A grande Esfinge está localizada no platô de Gizé juntamente com as três mais famosas pirâmides do mundo: Quéops ( em egípcio antigo: Khufu), Quéfrem (em egípcio antigo: Khafri, filho de Quéops) e Miquerinos ( em egípcio antigo: Menkaure , filho de Quéfrem).

      A Grande Esfinge de Gizé é a maior e mais famosa estátua de monólito do mundo.

Também é a mais antiga. Mas nem sua idade exata nem seus construtores são conhecidos com exatidão.

     Pelo consenso arqueológico mais comum, diz-se que foi construída pelos antigos egípcios do Império Antigo durante o reinado do faraó Khafri (em grego Quéfrem) no 26° século a.C, porém outros egiptologistas consideram isso um grande mistério.

     Existem várias evidências que indicam que a Esfinge pode ser muito mais velha e talvez tenha sido construída por alguém que viveu muito tempo antes dos egípcios.

      Em 1857, Auguste Mariette, o fundador do museu egípcio no Cairo, conseguiu traduzir as inscrições no Inventário da Estela, um monumento de calcário do século 7 a.C. , tendo detalhado como o faraó Quéops  encontrou a Esfinge, que já estava enterrada na areia durante milhares de anos.

      

       De acordo com a Estela (espécie de placa de pedra com escritos), Khufu apenas escavou, desenterrou das areias e restaurou o monumento.O professor e geólogo da Universidade de Boston, Dr. Robert Schoch, analisou a Esfinge e chegou à conclusão de que os padrões de intemperismo na superfície não eram resultado do vento, mas de chuvas fortes.( Do dilúvio será?)

       As pirâmides próximas não apresentam tais sinais de erosão, mas foram construídas na mesma data em que se acredita que a Esfinge tenha sido. Isso levou alguns a acreditar que a Esfinge já estava lá muito antes de 2.500 a.C, quando o Saara passou a ser árido, o que decorre nos últimos 5.000 anos.Uma proposta muito interessante vem do egiptólogo e pesquisador Robert Bauval. Ele sugere que na época real da construção das Pirâmides de Gizé , o rio Nilo correspondia à Via Láctea e as 3 grandes pirâmides estariam alinhadas às estrelas que compõem o cinturão da constelação de Órion, as quais chamamos de Três Marias: Alnilam, Alnitak e Mintaka.


      De acordo com essa teoria, a escultura maciça foi orientada para a constelação de Leão como ela aparecia no céu noturno em 10.500 a.C, a própria esfinge possuía corpo e cabeça de leão . Na verdade, naquela época, o planalto de Gizé era muito mais chuvoso do que há 4.500 anos, tendo muitas condições de existir civilização nesse local.


      Robert M. Schoch, Ph.D. , outro pesquisador, acredita que o faraó Khafri assim como seu pai, continuou os trabalhos de  restauração da Esfinge e a incorporou ao seu complexo funerário. Ele diz que a cabeça atual não pode ter sido a original porque seu tamanho não coincide com o restante do corpo , e de fato, não coincide, é desproporcional.Olhando pela lateral da estátua isso fica evidente.

      Portanto, se os egípcios não construíram a Esfinge, quem a fez e o que lhes aconteceu?

Respostas variam muito.A teoria de que uma civilização que viveu anteriormente nesse mesmo local, portanto, mais antiga que a egípcia teria construído tudo isso.Evidências existem e muitas vezes por não se encaixarem no estudo teórico do Antigo Egito, são engavetadas.Sim é possível falar de uma civilização Pré-histórica, que não é compatível com a divisão tradicional da história , uma civilização antediluviana.


Fontes:

Livro: Guardián del Genesis, editora Planeta / Seix Barral, autores: Robert Bauval e Graham Hancock.

 <https://www.plusultrarevista.com.br/post/mensagem-da-esfinge>