sábado, 8 de julho de 2023

O Neolítico: surgimento e contribuições humanas

 Cristiano De Mari 

       Esse período chave inicia em torno de 10.000 a.C até mais ou menos 4.000 a.C com o advento da escrita.A data mais recente do término pode variar dependendo do desenvolvimento de cada nicho cultural até o surgimento da civilização em determinado lugar do planeta.

      Da região Sírio-Palestina ao sul da Anatólia e norte da Mesopotâmia, ou seja, em áreas núcleos, espécies mais relevantes de vegetais como trigo e cevada e animais (ovelha, cabra, vaca, porco) que ocorriam em estado selvagem, surgiriam as primeiras comunidades produtoras de alimentos.


    As últimas transformações da natureza de modo impactante resultaram em alterações climáticas pelo globo, e de forma contundente elas aparecem com frequência apartir desde período: as glaciações, maior aquecimento do planeta, terremotos, maremotos e tsunamis, alterações polares magnéticas, surgimento de novas áreas desérticas, descongelamento quase total das geleiras de Wisconsin e de Wüms no Hemisfério Norte.Existem também registros factuais de impactos de cometas e asteróides.

      Todo este aparato catastrófico transformador que a Bíblia chama de Dilúvio, aparece nos registros históricos, religiosos e mitológicos de praticamente todos os povos antigos.Logo em seguida, tem início o Período Neolítico, que considero como o ponto de recomeço da saga humana.


      A Revolução Neolítica durou por volta de 10.000 anos, e seus principais pontos são:


*A crosta terrestre aquece, aumentando o nível dos mares e resultando em alterações climáticas;

*Formam-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais;

*Animais de grande porte desaparecem e dão origem à fauna que conhecemos hoje;

*A vida vegetal modifica-se, favorecendo a sobrevivência humana;

*Dão-se grandes conquistas técnicas do ser humano que, aliadas às transformações do ambiente, os permitem controlar gradativamente a natureza;

*O ser humano aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e armazenar alimentos;

*A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional em algumas regiões;

*Ampliam-se as conquistas técnicas, como a produção de cerâmica;

*Os povos aprendem aos poucos como se organizar e trabalhar em sistemas cooperativos.


         A família, a religião e o Estado são instituições fundadas no Neolítico durante o processo de sedentarização.

     Família compreendia uma composição social formada pelos pais e pela prole, em que se definiriam níveis de hierarquias, divisão do trabalho, propriedade, herança, conservação e transmissão de crenças e costumes. Dessa família surgiriam os clãs tribais, núcleos familiares originais formados geralmente pelos patriarcas e matriarcas ( indivíduos mais velhos e sábios do grupo) geralmente eram governados pelo homem , chefe tribal.

      Na Bíblia aparece muito a menção aos antigos patriarcas fundadores no surgimento dos povos nos eventos que ocorreram nos pós dilúvio, a bem entender , o Período Neolítico.           Em algumas civilizações neolíticas foi observado também uma organização com base no domínio da matriarca.

     Religião podia ser entendida como um sentimento de dependência ou devoção a uma força exterior acima do ser humano. Ritos e sacrifícios eram estabelecidos com o objetivo de garantir que as forças da natureza favorecessem as famílias na obtenção de seu sustento. 

       É nesse contexto que surgem a princípio o monoteísmo e logo depois o politeísmo,  xamanismo, animismo e etc...

     A complexidade adquirida com o passar dos anos aliada aos desentendimentos nas relações entre as famílias e clãs tribais fez surgir outra importante instituição: o Estado. Vale lembrar que o aparecimento do Estado está relacionado ao grau de desenvolvimento e sofisticação das sociedades antigas.

      Esse processo notadamente aconteceu no final do Neolítico, onde a família ou mesmo a ação dos patriarcas não seria suficiente para controlar a ordem diante das diferenças sociais que se aprofundavam. 

      O Estado a partir de então , seria um importante instrumento para que se mantivesse o controle e a ordem da propriedade diante do crescimento da população e da necessidade de garantir a organização do trabalho. O controle social exercido pelo Estado tornaria a população submissa.Assim, a utilização de instrumentos de controle (escrita, escolas, códigos legais e morais, exército) favoreceriam a manutenção e a construção de uma estrutura administrativa. Em áreas onde os recursos naturais seriam escassos e desfavoráveis, o Estado funcionaria como elemento de conquista de territórios.

     Algumas das primeiras aldeias e primeiros núcleos urbanos da história : 


Göbekli Tepe (Anatólia - 9.000 a.C), 

Jericó ( Palestina - 9.000 a.C),

Biblos ( Líbano 8.000 a.C)

Çatal Huyuk ( Anatólia - 7.000 a.C) , 

Ur na Mesopotâmia ( 6.500 a 3.800 a.C, data de fundação da cidade),

Primeiras aldeias da Mesopotâmia ( entre 6.500 a 5.000 a.C. cultura arqueológica de El Ubaid),

Primeiras aldeias do Egito ( 5.200 a.C),

Primeiras aldeias chinesas ( 5.000 a 4.000 a.C.),

Alepo ( Síria - 5.000 a.C),

Argos ( Grécia - 5.000 a C.)

Jerusalém ( Palestina - 4000 a.C.)

Babilônia ( Mesopotâmia - 3800 a.C)

Primeiras aldeias das Américas ( em torno de 3000 a.C.),

Antiga Cidade de Mênfis no Egito ( 3.000 a.C.).


Referências:

https://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0100

https://sites.google.com/estudante.nacionalnet.com.br/ensinova/conte%C3%BAdos/hist%C3%B3ria/o-nascimento-das-civiliza%C3%A7%C3%B5es

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Troia , a antiga Ílion

 Cristiano De Mari

      A história de Troia , de início , foi descrita com base na mitologia grega. A cidade que ficava na antiga Anatólia era famosa pelo enriquecimento de seus cidadãos com o comércio portuário que desenvolviam com o leste e também com o oeste. Entre seus produtos comercializados estavam, principalmente, roupas, ferro e muralhas de defesa. Os líderes da sociedade troiana, a família real, era respeitada por acreditar-se que tinham uma origem familiar que remontava ao próprio Zeus.



     Segundo algumas referências históricas ainda não totalmente verossímeis, os Troianos seriam descendentes de Tiras, sétimo e último filho de Jafet, neto de Noé.Este patriarca teria originado também os Trácios, Dácios e Etruscos, embora ainda com certas dúvidas sobre estes últimos.Outras interpretações históricas os colocam como aparentados às tribos Ilíricas.

    A cidade de Troia baseava toda sua história na mitologia e, por isso, era de admirável respeito. A tradição dizia que um dos filhos de Zeus, Dárdano, havia dominado as terras da cidade. Um dos filhos deste, Trós, passou a chamar os habitantes de troianos, em função de seu nome próprio. E o neto de Dárdano, Ilus, fundou oficialmente a cidade de Troia.Dai o outro nome de Troia, Ílion.

      Os Hititas, um povo vizinho de Troia da parte central da Anatólia, chamava a cidade de " Wilusa".

    A fase mais brilhante e conhecida pela cultura popular de Troia diz respeito aos acontecimentos que envolvem a famosa Guerra de Troia. Ainda de acordo com a mitologia grega, Hercules teria capturado a cidade uma geração antes do início da guerra. A invasão dos gregos micênicos aconteceu já no contexto da Guerra de Troia que é datada entre 1193 e 1183 a.C.. Todas essas informações são descritas pelo escritor Heródoto, que, por sinal, é conhecido como o pai da história. A Guerra de Troia em si é descrita nos poemas de Homero, que, por sua vez, são considerados como a principal fonte de referência para os acontecimentos.

    A cidade de Troia sofreu não só com a invasão dos gregos micênicos, mas também com os deslocamentos dos jônicos, cimérios, frígios, milésimos, lídios e os persas. Na época do Império Romano, o imperador Augusto fundou uma nova cidade no lugar de Troia e que se desenvolveu até o estabelecimento de Constantinopla.

A antiga Troia ( Ílion )




    Nas escavações em 1870,  o arqueólogo Heinrich Schliemann descobriu as camadas da cidade em 11 níveis de construções, ou seja , existiram ao todo onze cidades sobrepostas de Troia. 

    Isso mostra que sua ocupação começou no final da era do bronze em 3000 a.C. até 1100 a.C., data estimada da guerra com os gregos. Troia era chamada por estes de Ílion.

Até então acreditava-se ser uma cidade mitológica tal como descrita por Homero na Ilíada, que trata-se de um poema histórico.

Os detalhes podem ser fictícios mas a essência como os personagens principais ali descritos bem como os locais dos acontecimentos são reais.

    Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena esposa do rei Menelau de Esparta por Páris (filho do rei Príamo de Troia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena.

       O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organize um poderoso exército. Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos.Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Troia.

     O cerco grego à Troia durou aproximadamente 10 anos. Inúmeros soldados foram mortos, entre eles Heitor (príncipe de Troia) e o herói grego Aquiles tido como invencível ( não fosse por uma flecha no calcanhar).

    A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu ou Ulisses. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, as portas que existiam no cavalo de madeira abriram-se e dele saíram centenas de soldados gregos. Estes soldados abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Troia até sua destruição.

Referências:

https://www.infoescola.com/mitologia-grega/troia/