sábado, 19 de agosto de 2023

Os tempos de Peleg

    Cristiano De Mari 

     


    Peleg ou Faleg foi um patriarca do Velho Testamento, mencionado nos capítulos 10 e 11 do livro de Gênesis como um dos descendentes de Sem.É antepassado de Abraão, está contido na sua genealogia.

      A palavra Peleg no hebraico significa "divisão" e aparece em ​quatro textos​, sempre referindo-se como filho de Éber​​. ( Ler em ​Gênesis 10:25, Gênesis 11:16-18, ​1 Crônicas 1:19​, ​​1 Crônicas 1:​25​​).Sempre que o nome de Peleg é citado, vem o motivo de seu nome: O fato de que a terra foi dividida em seus dias. (Ler Gênesis 10:25, 1 Crônicas 1:19)

* Mas o que isso pode significar?

      O motivo da divisão da terra naqueles tempos, ou seja, o real sentido que esta passagem quer nos informar é muito especulativo.Pode tratar-se de uma divisão territorial que empregaria migrações entre os patriarcas primevos descendentes de Noé, das suas tribos e clãs pela Europa, Ásia e África. 

      O historiador judeu Flávio Josefo afirma que os descendentes de Éber têm uma vida muito mais curta do que os primeiros descendentes de Noé e de Sem antes de Éber, indicando a possibilidade que, depois do Dilúvio Universal, o ambiente da terra teria sofrido uma grande mudança que veio reduzir a expectativa de vida dos seres humanos.   



       Éber, portanto, é considerado como um proto-patriarca do povo hebreu, pois seu nome vem da raiz ivrim (עברים), que dá origem ao nome da nação , os Hebreus. A divisão da terra teria que ter um significado especial para o povo hebreu.

      Por ter tido dois filhos: Peleg e Joctã, é provável que tenha acontecido algum evento de grande magnitude e relevante importância em sua época que desencadeou uma divisão étnica nos povos. O capítulo posterior narra a história da Torre de Babel e é muito provável que se trata da divisão dos povos ocorrida pela variação das línguas.A divisão referida em Gênesis 10:25 é explicada no capítulo posterior (Gênesis capítulo 11), que narra a construção da Torre de Babel.

     Voltando aos filhos de Éber: Joctã tem sua história e genealogia interrompida após a listagem de seus 13 filhos.Já Peleg, foi pai de Reú e tem sua genealogia descrita e ela chega até Abraão, patriarca do povo Hebreu.

* O texto do Gênesis diz que na época de Peleg, a terra foi divida.É possível que essa divisão se trate da teoria da deriva continental proposta por Wegener? 

  É uma ideia que considero pouco provável.Essa interpretação teórica diz que não teriam sido os povos divididos, mas sim a Terra, formando os continentes e oceanos derivados do bloco inicial chamado de Pangeia. Considerando outros indícios científicos e evidencias bíblicas, em se tratando da narração do Dilúvio Universal, seria mais fácil toda terra ser coberta de água caso estivesse numa porção só. Embora que se leia que no princípio do livro de Gênesis existia apenas uma porção de terra rodeada de uma grande porção de água, o estudo científico sobre a Pangeia é digno de valor mas não tem qualquer relação com a teoria da divisão da Terra dos tempos de Peleg.


Sobre a Deriva Continental:

        Foi proposta em 1912 pelo alemão Alfred Wegener (1880-1930) que analisando o formato dos continentes, observou alguns " encaixes " evidentes como por exemplo: a costa leste da América do Sul, referente ao litoral brasileiro se encaixa perfeitamente a costa oeste africana. Essa interpretação deu origem a teoria da Pangeia hoje largamente aceita na comunidade científica.Essa mesma teoria, que no início era puramente criacionista surgiu devido aos relatos do Dilúvio Universal, que depois resultaram nas interpretações científicas as quais hoje conhecemos.


      No entanto,  é importante dizer também que o supercontinente Pangeia compunha a superfície terrestre no período Permiano, há aproximadamente 300 milhões de anos.Era banhada por um único oceano, chamado hipoteticamente de Pantalassa. 

     Durante sua desfragmentação o planeta passou pelas eras Mesozóica e Cenozóica entre 230 e 65 milhões de anos respectivamente. Já os seres  humanos anatomicamente modernos originaram-se na África ( hipoteticamente , ou em alguma região do Oriente Médio) há apenas 200 mil anos ( futuramente explicarei sobre  Adão e Eva, suas reais evidências, comentando também sobre o DNA mitocondrial). 

      Tudo isso, certamente no que se refere à Pangeia não coincide com a época do dilúvio de Noé que segundo várias evidências teria ocorrido por volta de 10.000 a.C., portanto no limiar do Período Neolítico.

      Entendo que nesse caso apesar de tudo, é coerente crer que as evidências textuais e históricas apontam para uma divisão das línguas e dos povos e não para a divisão física dos continentes do planeta Terra.

* Mais recorrências do significado do nome Peleg na Bíblia da versão hebraica:

      O verbo hebraico nipelegah, que contém a raiz de Peleg, compõe a frase: A terra foi divida.A evidência textual próxima sugere que a palavra “terra” (haaretz) refira-se aos habitantes do planeta e não ao planeta em si. Ver Gênesis 11:1, que sucede imediatamente ao texto.

       Pilag ou "Filag" é utilizada no livro de Jó 38:25, referindo-se à abertura de um canal para chuva torrencial. Palag aparece uma única vez em  Salmos 55:9 referindo à súplica do salmista, de que fosse livrado dos perversos e que o Senhor Deus fizesse a divisão de suas línguas para que fossem confundidos.

    Curiosamente, essas duas ocorrências estão relacionadas aos dois grandes eventos históricos de ruptura: O Dilúvio e a torre de Babel. 


Genealogia de Sem, passando por Peleg até Isaac filho de Abraão:


Sem 

Arfaxad

Selá 

Éber 

Peleg

Reú 

Serug

Nacor

Terá 

Abraão 

Isaac

     O Livro dos Jubileus (ou Pequeno Gênesis, é um texto apócrifo que relata a história da criação do mundo e de Adão e Eva até logo após a queda) , portanto extra bíblico, narra que " Nebrod" (forma grega de Nimrod) foi pai de Azurad, esposa de Héber e mãe de Peleg, este relato torna Nimrod ancestral também de Abraão e consequentemente de todos os Hebreus. Quando a Bíblia diz que nos tempos de Peleg a terra foi dividida e segundo o livro dos Jubileus , Nimrod teria sido seu avô, é possível que tenham sido contemporâneos e estão ligados ao evento da queda de Babel , confusão de línguas e divisão migratória dos povos.

     Lógico que devemos ter cuidado ao analisar os livros apócrifos ( do grego: escrita duvidosa) e analisar a fonte verídica que sempre será a bíblica, lá não menciona Azurad como mãe de Peleg, e tantas outras coisas, mesmo assim, nada impede que nos livros apócrifos estejam contidos também relatos originais orais que foram preservados a par de outros relatos considerados e são sim também fantasiosos.


Fontes:

Bíblia Sagrada.


https://hebraico.pro.br/r/bibliainterlinear/texto.aspg=1%2C2&gb=1e2%2C2&s=JO&p=38&sa=s#versiculo29 


https://ideologando.wordpress.com/2015/11/12/pelegue-e-a-torre/ 


Primeval & patriarcal history, Faculty.washington.edu