terça-feira, 9 de abril de 2024

Preceito Divino e a historicidade de Nimrod

 Cristiano De Mari 

Nimrod 

    “Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma linguagem. Isto é apenas o começo e agora, não há restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que um não entenda a língua do outro” (Gênesis 11,6:7)


   Algum tempo depois do dilúvio, contingentes humanos significativos  migraram para as regiões ao sul da Mesopotâmia e foram dominados por um grupo de pessoas e seu líder. Seu nome era Nimrod, filho de Cush, poderoso caçador diante de Javeh. Os clãs tribais formados a partir dos descendentes dos filhos de Noé: Sem , Cam e Jafet experimentaram uma espécie de domínio político , intelectual e ditatorial.Esse poder foi manifestado por meio de Nimrod e sua postura persuasiva de convencer a todos , do mais humilde ao mais influente , de modo a juntarem-se a ele com a promessa de que estando todos juntos nenhuma nova catástrofe aconteceria, mostrando uma desconfiança da promessa de Deus e uma plena solução terrena e humana.

      


Em Genesis 9:11, Deus diz:


" Estabeleço minha Aliança convosco: tudo o que existe nunca mais será destruído pelas águas do Dilúvio; não haverá mais outro dilúvio para devastar a terra!”


Nimrod também contrariou outro preceito divino de Gênesis 9:1 :


    "Deus abençoou Noé e seus filhos, e determinou-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra.…"


      E a Terra não estava somente restrita a região sul da Mesopotâmia, mas um território imenso a explorar.

       Aquilo que Deus fala e ordena , sabe o que está fazendo, pois ele vê com antecedência nosso futuro. Portanto, toda e qualquer tentativa humana de alterar a ordem divina dará sempre errado.

      Essa resolução humana por parte de Nimrod tornou-se a primeira tentativa de aglomeração humana e urbanização do mundo pós-diluviano, algo que não estava previsto nos planos divinos para aquele momento. Por isso, foi o idealizador de Babel, que é nada mais nada menos que um projeto de construção de uma cidade fortificada com uma torre no centro. Esta seria muito semelhante aos templos religiosos construídos séculos depois naquela região por Sumérios, Babilônios, Acadianos e Caldeus. Praticamente no formato de um Zigurate , templos construídos em patamares , sendo que o patamar inferior tinha sempre uma área maior do que o de cima , de forma escalonada, como um bolo de casamento.



     Muito tempo antes do próprio surgimento do Egito, no capítulo 10 do Gênesis,  existe um registro no qual pela versão bíblica segundo os hebreus, teriam sido fundadas ao sul da Mesopotâmia as cidades-estado de Acad, Babel (futura Babilônia) , Arac ( também chamada de Erech ou Uruk),  Calné, Cale e Resen por Nimrod filho de Cush, designado como “grande caçador diante do Senhor”, o primeiro a ter um império na história, na região de Sennar. ( Sennar é o termo hebraico que designa a antiga região da Suméria - Shumer).


1-Acad ou Akkad, estava localizada próxima à confluência do rio Diyala e o Tigre, cidade onde surgiu o império acadiano; 

2-Babel, estava localizada no mesmo local da futura cidade da Babilônia de Nabucodonosor;

3-Arac seria Erech-Uruk (uma das principais cidades sumérias e berço de Gilgamesh);

4-Calné estaria localizada ao norte da Síria entre Carquemish no rio Eufrates; 

5-Cale (Kalakh) localizada entre o Rio Tigre e a Cordilheira dos Zagros e 

6- Resen entre a cidade de Cale e Nínive.


     Nimrod é identificado como um caçador, condição muito presente nos heróis lendários Sumérios (o próprio Gilgamesh era identificado como um). Não só a ideia de caçador mas de outras elementares profissões humanas onde se junta o pescador e o pastor (o lendário Dumuzi esposo da deusa Inanna era pastor), profissões essas que têm em comum o domínio da criatura selvagem, característica marcante para identificar atos heroicos.

     Sobre o fato de Nimrod ser neto de Cam, por isso não semita, pode ser um indício de que associaram-no a uma etnia que teria povoado aquela região anteriormente (Sumérios: segundo alguns estudiosos , estes teriam pele escura) que se sabia que não eram semitas e por isso identificaram-no como camita, como um povo do Sul, regionalmente mais perto que os descendentes de Jafet do norte (brancos, caucasóides). Alguns historiadores têm tentado identificar historicamente Nimrod com Gilgamesh, Sargão ou Naramsin mas não há nenhum indício nesse quesito, Nimrod seria mais antigo que estes. 


       Alguns estudiosos como o egiptólogo David Rohl, identificaram Nimrod com o rei sumério Enmerkar. As consoantes iniciais de ambos os nomes, NMR,  correspondem (o hebraico é escrito sem vogais) e o “kar” em sumério pode significar “caçador”.

      Em outro texto “épico”, Enmerkar ( nome similar a Nimrod, possivelmente a mesma pessoa) descreve uma de suas façanhas como uma “cidade que vai da Terra ao céu ” ,  e façamos a nossa fama e nosso nome ; para que não sejamos espalhados por toda a face da terra.’

       O relato descreve Deus testemunhando a confusão da linguagem homogênea da humanidade e prevendo uma queda de volta ao hedonismo pré-diluviano, nos versículos 6-9 de Gênesis capítulo 11:


      " Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos. Vamos: desçamos ( esse verbo está no plural, " desçamos" seria uma alusão à Trindade? Pai , Filho e Espírito Santo? Tirem suas conclusões).

Vamos: Desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.” 

       Então o Senhor os espalhou dali por toda a terra; e eles pararam de construir a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel; porque o Senhor confundiu ali a línguagem de toda a Terra.


Fragmento do tablete de Enmerkar ao Senhor de Aratta

                    Tablete de Enmerkar 


       Este antigo documento sumério data de cerca de 2.100 a.C. Mas o seu relato é muito mais antigo do que a própria data de criação do documento/tablete em muitos séculos ou até milênios).

      Ele conta a história de um diálogo muito antigo ( entre o rei sumério Enmerkar e outro governante, o Senhor de Aratta, a respeito do envio de um tributo para construir uma torre. A antiga terra de Aratta pode ter uma relação com o Ararat bíblico.

       Enmerkar, mesmo estando na lista dos reis sumérios, é muito mais antigo e portanto anterior a própria Suméria.Os povos antigos gostavam de associar personalidades importantes ao seu enredo de origem , mesmo que estes viessem de uma longínqua época histórica. Enmerkar e Nimrod ( possivelmente a mesma pessoa) foram os que tentaram iniciar um projeto de urbanização que fracassou em Babel e muito tempo depois foi retomado com os Sumérios, sendo assim , Nimrod ou Enmerkar são seus ancestrais.

       Nimrod era descendente de Cam, identificado como o pai da raça negra. O nome do filho de Cam (e pai de Nimrod), Cush, significa “ moreno ” (e “Cushita” é o nome antigo e bíblico dos africanos ao sul do Egito, também Reino de Kush). 


***Seria apenas uma coincidência os sumérios se autodenominarem  " Saggiga" ou traduzindo  “Os homens de Cabeças Negras ”? Poderia ser uma ligação com o fundador original destas cidades-estado?   Provavelmente sim.


     Nimrod teria sido também o fundador da Assíria. Esta região era habitada em sua maioria por descendentes de Sem , por meio de seu filho Assur (não confundir com Assur filho de Cush que é outro patriarca que também habitou lá). Muito provavelmente este fato bíblico foi um retoque que os Hebreus deram para explicar que a aptidão dos Assírios pela tirania teria sido uma herança de Nimrod, fato esse relatado em Miquéias onde ele identifica a Assíria como "maldita terra de Nimrod".

     Além de Arac-Erech (Uruk) que tem o prefixo “ Ur-Urim ”, a Bíblia menciona o nome de outra cidade suméria, a mesma que protagonizaria o último momento de glória desta civilização, Ur cidade onde nasceu Abraão. É curioso que o nome desta cidade deve ter chegado ao vocabulário dos Hebreus seguindo o mesmo fenômeno de Shumer/Sennar, pois a palavra suméria para a palavra cidade era na verdade Urim, mostrando que os autores da Bíblia apenas aproveitaram a maneira como se pronunciava o nome da cidade. Ur no aramaico fica muito semelhante a Urim do idioma sumério.

    Nimrod , foi chamado também de Gibbor, “guerreiro”, e isso certamente coloca Nimrod como um tipo de herói (no aspecto de poder) na antiguidade. Muitos intérpretes relacionam a expressão “poderoso caçador perante o Senhor” com sua possível tirania, no sentido de “caçador de homens”, e não apenas de “feras”. Isso parece correto considerando uma referência em Jeremias 16:16. Além disso, a palavra “caça” em vários escritos antigos se refere a uma campanha militar.

       Pois bem, retornando então , a Bíblia descreve que nas gerações que se seguiram ao grande Dilúvio mundial, contingentes  humanos desceram ao sul da Mesopotâmia como um grupo homogêneo e iniciou a primeira civilização numa “planície na terra de Sennar ; e eles habitaram ali” (Gênesis 11:2). 

     Esta terra  é “Shinar”, local da primeira civilização bíblica pós-diluviana, é o mesmo mesmo que  Suméria (ou “Shumer”). Os nomes territoriais, localizações e descrições coincidem estreitamente.

      A Bíblia descreve esta civilização como sendo fundada e liderada pelo infame ditador Nimrod, “um poderoso caçador diante do Senhor” (Gênesis 10:9). 

       O historiador judeu Flávio Josefo em sua obra Antiguidades Judaicas, descreve Nimrod como um grande tirano que constantemente se dedicava a afastar os homens de Deus. Ele fazia com que as pessoas confiassem em sua própria força. Ele também identificava a submissão a Deus como um tipo de escravidão. 

     Com isso, buscava alimentar o ego mas com egoísmo, arrogância e desprezo ante aos outros, caiu perante o Altíssimo devido a desobediência, tirania e descaso.

     Josefo atribui a Nimrod a construção da Torre de Babel ( significado: Porta do céu ou portal dos deuses pagãos, uma vez que a intenção real de Nimrod era também afrontar ao Deus Verdadeiro). Segundo ele, a motivação para tal construção era o desejo de se vingar de Deus caso Ele resolvesse inundar novamente a terra. Além disso, essa torre concentrava a humanidade em um só lugar conferindo a ele extremos poderes de dominação e subjugação, contrariando a ordem de Deus para a dispersão da humanidade sobre a terra (Gênesis 9:7). 


“Cush gerou também Nimrod, o qual começou a ser poderoso na Terra.Era um robusto caçador diante do Senhor. O princípio de seu reino foi Babel,  Arac,  Acad e Calné na terra de Sennar. Daquela terra foi para Assur e edificou Nínive e as praças da cidade, e Cale e também Resen.”    Gênesis 10 , 8 -12.


*** Importante: 


      Todos sabem que existiu uma tentativa primária de urbanização na região da Mesopotâmia liderada por Nimrod mas que pode ter sido milênios antes do surgimento da própria Suméria. Esta tentativa deve ter ocorrido algumas décadas ou séculos depois que a família de Noé saiu da Arca.

      É difícil prever um cálculo correto mas se a data base estiver correta , teremos o fim do Dilúvio em 10.000 a C. O projeto de Babel por Nimrod entre 9.500 e 9.000 a.C. Logo depois da dispersão , desta tentativa que foi frustrada por Deus, a humanidade se espalhou, as linguagens se diversificaram, Babel fica por muitos séculos abandonada , só depois vindo a constituir-se futuramente como Babilônia. 

      Além das informações arqueológicas discutidas, devemos também considerar a questão dos padrões de assentamento da povoação na Mesopotâmia. Levando isso em consideração, dentre vários outros, o período da cultura arqueológica de Ubaid (5000-3500) é o mais intrigante de todos. Ubaid é um local no sul da Mesopotâmia, a noroeste de Ur. Esse período testemunha os primeiros assentamentos ao sul da Mesopotâmia, com muitos dos locais sendo construídos em solo virgem. Os locais ao norte da Mesopotâmia de assentamentos anteriores (por exemplo, de Jarmo, Hassuna, Samarra, Halaf) parecem não continuar nesse período, embora as culturas Ubaid sejam atestadas de norte ao sul. Esse padrão sugere que o período Ubaid testemunhou a migração inicial do norte para o sul da Mesopotâmia, em notável concordância com Gênesis 11:2. Nissen descreveu os desenvolvimentos deste período no sul da Mesopotâmia e sugeriu uma causa para os eventos:


     "Um período prolongado em que existiam apenas assentamentos individuais muito dispersos foi repentinamente seguido por uma fase em que a terra estava claramente tão densamente povoada que nada parecido havia sido visto mesmo no período que a antecedeu. Com a ajuda das informações do projeto de pesquisa Meteor, uma explicação para esse desenvolvimento na Babilônia agora é possível. A terra, que era imprópria para o assentamento devido ao alto nível do mar no Golfo ou à grande quantidade de água nos rios, a princípio abrigava apenas alguns sítios insulares, mas a partir do momento em que as águas começaram a baixar, ela estava propícia para uma habitação numa área mais extensa. Os resultados dos estudos do clima antigo e das mudanças na quantidade de água no sistema fluvial da Mesopotâmia e no Golfo agora nos apresentam uma imagem mais clara dos desenvolvimentos no sul da Babilônia. As alterações climáticas documentadas para meados do quarto milênio parecem ter cessado, num espaço de duzentos a trezentos anos. As cheias que regularmente cobriam grandes extensões de terra e drenado áreas tão vastas num período de tempo relativamente curto, particularmente em todo o sul, tornaram-se atraentes para novos assentamentos permanentes.

     Os arqueólogos observaram que a característica mais marcante do período Ubaid é sua uniformidade. Comentários de Mellaart:


“Nunca antes uma única cultura foi capaz de influenciar uma área tão vasta, mesmo que apenas superficialmente. A distribuição da cerâmica, apesar de pequenas variações, é bastante uniforme. O principal sítio do período Ubaid é Eridu. Um dos relatos babilônicos da criação diz: “Todas as terras eram mar, então Eridu foi feito”. Parece ter existido uma muralha já nos seus primeiros tempos. Níveis mais antigos apresentam templos, embora nenhum se aproxime tanto do desenvolvimento arquitetônico de um zigurate. A divindade protetora de Eridu nos períodos sumérios era Enki, o deus astuto, conhecido por sua associação com as artes da civilização e por seus muitos encontros sexuais.

      A menção da tecnologia de tijolos cozidos direciona nossa atenção principal para os períodos posteriores ao período Ubaid, mas Gênesis 11 pode abranger vários períodos, uma vez que, lá não está descrito realizações por períodos mas sim uma generalização dos eventos num único texto. Em Gênesis 11:2, um grupo de pessoas é identificado como tendo viajado para a planície de Sennar para se estabelecer. O grupo itinerante segundo essa teoria não seria necessariamente “de toda a terra” do versículo 1, mas talvez apenas os descendentes de Sem , uma vez que a genealogia de todos os filhos de Noé já foi tratada no capítulo 10.22.Esperamos aqui um estreitamento do foco para linha de Sem. Nesse cenário, um grande grupo de semitas migrou para o sudeste e se estabeleceu na Suméria. O texto não exigiria que nem mesmo todos os semitas estivessem lá. O período de tempo que o texto cobre não é mencionado.




  Nos milênios seguintes e obscuros a humanidade migra , mistura-se,  vai se reorganizando e depois aparecem as cidades-Estado, e os sumérios sim,  descendentes de Nimrod iniciam a primeira civilização humana do pós-dilúvio em 3.200 a.C. Civilização que eu digo é de forma conjunta, homogênea, organizada em ampla rede de cidades-estado, cultura e desenvolvimento.

       E tudo praticamente surge como que num de repente, como se algo estivesse esperando o momento certo para mais cedo ou mais tarde vir a luz.

     Lógico que muitas vilas antigas de culturas primitivas e centros de urbanização podiam ser encontrados entre 7.000 e 5.000 a.C., Jericó  e Çatal Huyuk são exemplos disso;  mas ainda não eram uma civilização avançada como a Suméria. A Suméria foi um conjunto formador sob vários fatores humanos.

     Por isso, Nimrod é descrito como fundador da Suméria devido seu legado passado de construtor, personalidade épica e patriarca gerador, muitas vezes até endeusado sob outros nomes.

      Entendam que na Bíblia, principalmente no Gênesis, nem tudo acontece em sequência de tempo próxima, existem grandes lacunas de tempo que não são preenchidas ou mencionadas pois realmente os povos estavam migrando, trabalhando, tentando sobreviver e muitas coisas não vieram à tona pois tudo era transmitido pela oralidade, pela transmissão oral dos eventos antigos antes de serem escritos.

     A migração geral e que teria acontecido de fato muito tempo depois da tentativa fracassada de Babel parece ser entendida como tendo ocorrido no período de Ubaid, durante o qual o sul da Mesopotâmia começou a ser colonizado. Então, a decisão de empreender um projeto maior de urbanização já depois com a população de linguagem variada pode ter ocorrido no final do quarto milênio, talvez durante o final do período Uruk, ou talvez ainda no período Jamdet Nasr, quando realmente temos o início da tecnologia de tijolos cozidos. O projeto resultaria então na criação de diferentes línguas ; ou talvez representasse a diferenciação das línguas semíticas das sumérias. Seja qual for o caso, resultou na dispersão das pessoas por todo o Crescente Fértil.

      Este cenário não exigiria que todos os grupos linguísticos fossem formados neste momento ou que todos os idiomas estivessem representados ali. Mas a partir desse início, a urbanização no sul da Mesopotâmia foi iniciada, incluindo o desenvolvimento da arquitetura zigurate e o pleno desenvolvimento do sistema religioso mesopotâmico que ela representava.



Conclusão

      Parecidos com Nimrod, vieram muitos outros governantes depois dele, das mais diversas raças humanas e realizando outras mais diferentes atrocidades. São as falhas e os erros humanos que a humanidade carrega desde a queda no Éden que provocam essas reações de uns contra os outros.

      Obviamente, Deus não rejeita a realeza , nem aqueles que tem o dom de governar, mas sim aqueles que governam de forma injusta, de forma ditatorial, subjugando e dominando ao seu bel prazer e que não observam preceitos divinos.Nimrod tinha talento mas não tinha humildade e nem Temor a Deus.

       Diferentemente do que fez Nimrod, o verdadeiro poder que se perpetua vem da consciência voltada para o bem , e primeiramente está na fonte da Matriz Divina. É o bem que se conquista e deseja, é onde se influencia positivamente, também, não compactua com injustiças, não julga de forma irracional precocemente, é severo com os deveres, cresce e prospera servindo de espelho para os justos. 

     O poder temporal e qualquer cargo importante que seja , deve ser um acréscimo e um espelho de tudo isso que vem antes, é o caráter que define as boas relações humanas em todos os âmbitos da sociedade, e ele está na sua consciência. 

     Por isso , exalte primeiro sempre a Deus, o verdadeiro Rei e Senhor de tudo, Espírito de Suma Bondade , Onisciente, Onipresente e Onipotente , o Alfa e o Ômega , Trindade : Pai , filho e Espírito Santo, a ti toda honra e toda glória pelos séculos dos séculos!!!

"Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."  Mateus 6:33


Fontes:

https://curiosidadesmisteriosantigos.blogspot.com/2021/09/os-sumerios.html?m=1

https://curiosidadesmisteriosantigos.blogspot.com/2024/01/sumeria-o-reinicio-da-saga-humana.html?m=1

https://curiosidadesmisteriosantigos.blogspot.com/2023/08/babel-e-seus-indicios-factuais.html?m=1

Bíblia Sagrada

Antiguidades Judaicas de Flávio Josefo