terça-feira, 13 de setembro de 2022

A Civilização Etrusca

Cristiano De Mari 

  " Conhecidos nos tempos antigos com os nomes de Tyrsenoi ou Tyrrhenoi em grego (daí o termo "Tirrênio" e também Mar Tirreno). Também : "Tusci ou Etruschi" em latim (daí o nome Toscana uma variação de Tusci).Os etruscos na sua língua, chamavam a si mesmos de 𐌀𐌍𐌍𐌄𐌔𐌀𐌓 Ràsenna, 𐌀𐌍𐌔𐌀𐌓 Rasna, ou 𐌀𐌍𐌑𐌀𐌓 Raśna)."


 
    A civilização romana começou na Península Itálica. Mas antes dos romanos dominarem a região, a Península também abrigou um povo chamado de Etruscos. Quando descoberto pelos gregos no século VIII a.C., impressionou pelo relativo desenvolvimento de sua sociedade. Os Etruscos habitavam as regiões da Itália central , correspondendo aproximadamente à Toscana, Úmbria ocidental e norte e centro do Lácio, com ramificações também ao norte no vale do rio Pó, atual Emilia-Romagna, sudeste da Lombardia e sul do Vêneto, até a ilha da Córsega e ao sul, em algumas áreas da Campânia. Segundo fontes bíblico-históricas são aparentados com os antigos trácios e troianos que viviam na Ásia Menor (Anatólia).Esse parentesco viria de Tiras , último filho de Jafet. Os próprios Etruscos no seu núcleo tribal original por meio da teoria orientalista teriam habitado originalmente na Anatólia. Estes, logo após, teriam migrado para o centro da Europa onde misturaram-se aos povos da Cultura Villanova que os teria precedido. Outras fontes os consideram como descendentes de Tubal , e os ligam diretamente com as antigas tribos dos Pelasgos ; Dionísio de Halicarnasso afirmava isso. Muitos pesquisadores também , já os consideraram como itálicos. Todos sabem que as terras originais destes patriarcas foram regiões do Cáucaso e Anatólia.



  Os gregos da época que habitavam o sul da Itália nos tempos da Magna Grécia consideravam os habitantes da Península como bárbaros, desprovidos de cultura, educação e desenvolvimento, por isso o espanto quando entraram em contato com o povo etrusco. Lembrando que os outros povos que ali viviam, os italiotas e mesmo os celtas ao norte da Península não haviam alcançado no momento o desenvolvimento que os Gregos já possuíam à séculos. Os únicos povos mais desenvolvidos da Península além dos Gregos ali entre 600 a 500 a.C. eram os Etruscos. Somente mais tarde , os romanos descendentes das tribos Itálicas principalmente a dos Latinos, alcançariam um desenvolvimento equiparado à Grécia, e por muitas vezes depois , superando-a.
Origens
    Estima-se que entre os anos 1200 a.C. e 1000 a.C. este povo já estava estabelecido em diversas vilas no local onde hoje é a região da Toscana. Com o contato com os gregos a partir do século VIII, estas diversas vilas tiveram uma evolução mais acentuada, até chegarem ao nível de ter uma organização semelhante às das cidades-estado gregas.Nesta época os etruscos fundaram as cidades de Arezzo, Cortona, Perugia, Chiusi, Volterra, Tarquinia, Fiesole, entre outras, e expandiram cada vez mais seu território. Com o tempo o povo etrusco começou a rivalizar diretamente com gregos, romanos e cartagineses pelo comércio no Mediterrâneo. Os três últimos reis romanos, dos sete chamados de “reis lendários”, antes da criação da República Romana em 509 a.C., eram etruscos. Por volta de 750 a.C. eles invadiram Roma, tomando a cidade e aumentando as defesas da mesma.

 





   Existem três teorias sobre as origens dos Etruscos: a Micrasiana ou Orientalista, A teoria autóctone de Halicarnasso e a de Tito Lívio.
Teoria orientalista : Esta teoria foi formulada pelo historiador Heródoto e diz que o povo etrusco era originário da região da Lídia, na Ásia Menor (onde hoje fica parte do território da Turquia) e eles teriam chegado na península itálica no século XIII a.C. Heródoto usa como justificativa desta teoria os costumes religiosos e culturais, que guardavam pequenas semelhanças com os costumes de alguns povos orientais. 
Teoria autóctone: Dionísio de Halicarnasso formulou esta teoria, exposta na sua obra “Antiguidades romanas”, baseado no fato de que no mundo conhecido da época não havia outra civilização semelhante à etrusca, e o estrato linguístico do povo é bem mais latino do que oriental, assim como em outros povos do Mediterrâneo. Ou seja: os etruscos não vieram desenvolvidos de outra região, mas seu avanço enquanto civilização deu-se dentro da própria Península Itálica. Hoje em dia, os estudiosos do passado etrusco acreditam que o que havia na época era uma cultura comum etrusca, antes mesmo do estabelecimento de uma nação. As diversas cidades etruscas tinham costumes, idioma e religião comuns, mas não havia uma unidade, assim como algumas cidades-estado gregas, fenícias, etc…
Tito Lívio
   Tito Lívio achava que os Etruscos vieram da Europa Central. A pesquisa histórica e arqueológica moderna agora prefere colocar a questão da etnogênese etrusca em uma base diferente. De fato, elementos de verdade são reconhecidos em todas as três tradições mencionadas: a influência micrasiana aparece inegável em muitas manifestações artísticas etruscas; a transformação dos povos antigos referidos como da " Cultura Villanova" parece muito provável; a descoberta em algumas ilhas do mar Egeu ao largo da costa da Trácia de inscrições muito antigas escritas em uma língua semelhante ao etrusco tornam possível a migração por terra.
   A solução proposta hoje não é mais a de uma simples migração, mas a de um complexo processo de aculturação, onde as influências orientais são melhores explicadas através de contatos comerciais já muito antigos, enquanto a faceta cultural etrusca seria fruto da transformação sofrida pelas culturas das populações locais, especialmente os de Villanova. Essa mistura primordial de diferentes culturas teria, portanto, dado origem a uma nova civilização, a etrusca, mutuamente influenciada pelo contato com populações vizinhas.

  Por que os etruscos simplesmente sumiram da Península Itálica?
  Pois bem, ao rivalizarem com os povos vizinhos, seria normal que mais cedo ou mais tarde esta disputa chegaria de forma mais enérgica provocando guerras e prejudicando o povo, mas o principal fator segundo a minha opinião é a assimilação e mistura desse povo com os itálicos e romanos que estavam crescendo e expandindo um império fazendo desaparecer a identidade desse povo. Aos poucos a cultura etrusca foi sendo assimilada na cultura romana. 

 Fontes:

Gli Etruschi: <https://www.treccani.it/enciclopedia/etruschi_%28Dizionario-di-Storia%29/#:~:text=Antica%20popolazione%20abitante%20le%20regioni,lingua%20essi%20si%20denominavano%20rasna.>

Página: <https://www.historiazine.com/2020/04/os-etruscos.html?m=1>

https://www.labrujulaverde.com/2013/02/los-etruscos-no-vinieron-de-anatolia