quarta-feira, 20 de março de 2024

Os Persas , uma miscigenação poderosa

 Cristiano De Mari

     Os Persas, de um modo geral , eram povos mesclados, pois segundo a tradição  descendiam do clã de Elam, filho de Sem, e do clã de Madai, o filho de Jafet . Portanto uma mistura de semitas e indo-europeus. Elam, que chegou primeiro à região, gerou os elamitas e também muitas tribos semitas que viveram ao sul da Mesopotâmia.

      Madai teria gerado tribos indo-iranianas , assim como também os Partos , os Medos (que também viveram próximos e depois se misturaram aos Persas) e os antigos Àryas ( arianos) que invadiram a Índia.Mais tarde, o próprio termo “ariano” nesse lugar, significaria uma linha mista de semitas e jafetitas( indo-europeus).






      Elam é também o antigo nome da região da Pérsia. Até a época do rei Ciro, as pessoas de lá eram chamadas de Elamitas, e ainda eram frequentemente chamadas assim mesmo na época do Novo Testamento. Em Atos dos Apóstolos 2:9 os judeus da Pérsia que estavam presentes no Pentecostes foram chamados de Elamitas. 

      Até a formação dos clãs tribais, gerações patriarcais , descendentes destes antigos homens, desenvolvimentos culturais e civilizatórios , muitos séculos e milênios passaram. Provavelmente , os descendentes de Elam , por habitarem no sul da Mesopotâmia e terem presenciado o evento épico de Babel, se deslocam milênios depois pouco mais para o leste. Então , apartir de meados de 3.000 a.C., o território do atual Irã foi ocupado por um povo conhecido como elamitas. O nome do próprio lugar e depois reino-Elam, está totalmente ligada ao seu antepassado de mesmo nome (Gênesis 10:22). Elam,  pela história tradicional é um patriarca antigo, filho de Sem , do ramo, portanto semítico, conforme mencionado antes.Noé , nesse caso foi seu avô, assim como foi avô também de Madai.

      Os elamitas eram tribos poderosas e guerreiras, foram inimigos ferrenhos de Acadianos, Sumérios, Babilônios e Assírios.Habitaram na região sul do Irã, no planalto iraniano ao longo dos próximos séculos na sequência. Suas principais cidades foram Ansã e Susa. Mais tarde foram gradualmente eliminados pelo poder do futuro Império Assírio que existiu ao seu lado. O rei Assurbanipal dos assírios esmagou o território do Elam em meados de 700 a.C. 

      Os elamitas chamavam seu país de 

" Halmati ". Os sumérios se referiam a Elam como o país das  “montanhas” ou “terra das montanhas”. Os acadianos chamavam seu povo de elamītu, daí elamita.

        Os antigos persas , descendentes de Madai, começariam sua migração para o planalto iraniano durante o final do segundo milênio a.C., possivelmente vindos do Cáucaso ou da Ásia Central.

( Próximo da Anatólia e ao norte da Mesopotâmia, o Cáucaso, uma das primeiras regiões a ter iniciada migração humana de um modo geral,  pelo mundo afora. Repouso da missão épica de Noé, berçário de onde eclodiram as primeiras gerações humanas e tantas outras mais.)






        Por volta de 1.000 a.C., estes  nômades indo-europeus  chamados de  “Parsa”  ou

 " Parsua " já habitavam parte do território do atual Irã próximo à região que os antigos elamitas viviam. Essas pessoas ficariam conhecidas como “persas”, ancestrais hoje dos iranianos. Os Persas se misturaram aos medos e também aos elamitas que não tinham mais força política na região mas seu povo ainda existia e foram assimilados. 

Os Persas eram povos mesclados com tez morena a morena claro devido a mistura de indo-europeus com semitas descendentes de Elam. Os semitas , no geral , não possuem pele branca e nem negra como os camitas , mas uma tez parda.

       No século IX a.C. o rei assírio, Shalmaneser III, registrou o encontro com um povo que se estabeleceu na área que hoje é o sudoeste do Irã e atendia pelo nome de Parsua. Esta referência, escrita em cuneiforme, aparece em seu "Obelisco Negro", que foi encontrado em 1846 e comemora e registra os feitos e campanhas militares de Shalmaneser III. Os estudiosos sugerem que o obelisco de calcário foi provavelmente gravado em 825 a.C., segundo o Museu Britânico. A referência traduzida aos persas é a seguinte:


"Saindo da terra Namri, recebi tributo de vinte e sete reis da terra Parsua. Seguindo da terra Parsua, desci para as terras Mēsu, Media (Amadāiia), Araziaš, (e) Harhār, (e) capturei as cidades Kuakinda, Hazzanabi, Esamul, (e) Kinablila, juntamente com as cidades em seus arredores ."


        Originalmente , os persas eram um povo pastoril que perambulava pelas estepes com seu gado, eles eram etnicamente aparentados com os bactrianos, medos e partos. No século V a.C. o historiador grego Heródoto os descreveu como divididos em várias tribos diferentes, a mais poderosa das quais eram os Pasárgadas, dos quais o clã Aquemênida fazia parte.





        No primeiro milênio a.C., os persas ficariam bem estabelecidos no sudoeste do Irã, com capital em Ansã, antiga cidade dos elamitas. Os persas eram governados por reis que afirmavam ser descendentes de um rei semimítico chamado Aquemenes. Durante vários séculos, os assírios e mais tarde os medos, um povo indo-iraniano que se estabeleceu no noroeste do Irã, dominaram os persas, de acordo com a Enciclopédia de História Mundial. Mas, em meados do século VI a.C., um governante ambicioso e capaz chamado Ciro chegou ao poder. Mais tarde conhecido como Ciro, o Grande, ele se revoltou contra os Medos, conquistou-os e depois embarcou em uma campanha de conquista, acrescentando os reinos de Lídia, Elam e Babilônia ao seu império florescente. No momento da sua morte em 530 a.C., o seu Império Aquemênida se estendia dos Bálcãs na Europa até a Índia e é considerado um dos maiores impérios, tanto geograficamente quanto em termos de população, do mundo antigo.

      Os Principais Reis e Imperadores Persas e período de reinado foram:  Ciro I (entre 600 e 580 a.C.) - Cambises I (entre 580 e 559 a.C.) - Ciro II, o grande (entre 559 e 530 a.C.) - Cambises II (entre 530 e 522 a.C.) - Dario I (entre 521 e 486 a.C.) - Xerxes I (entre 485 e 465 a.C.) - Artaxerxes I (entre 465 e 424 a.C.)

         







Os Persas na Bíblia


     O rei Xerxes governou 127 territórios em seu reino. Eles chegaram da Índia até Cush ( na África). A história de Ester fala da Pérsia. Ela foi esposa do rei Assuero , que supõe-se ser Artaxerxes (Ester 1:1).


       É assim que a Pérsia é apresentada na Bíblia. Muitos persas históricos foram mencionados na Bíblia, como Ciro,  o Grande, que libertou os judeus do cativeiro na Babilônia através de seu Édito de Restauração em 538 a.C e ajudou-os a voltar para Jerusalém. Ele ajudou o povo judeu a reconstruir seus templos.

       Muitos judeus trabalharam na corte persa e a lei judaica foi reconhecida na Pérsia. Alguns historiadores acreditam que pelo menos um dos três reis magos ou os próprios três que trouxeram presentes a Jesus no momento do seu nascimento eram persas. Eles são chamados de “magos” e um mago na antiga religião persa era um sacerdote do Zoroastrismo.

Mais tarde , os persas foram também algumas das primeiras pessoas a se converterem ao cristianismo.


Que parte da Bíblia menciona os persas?


2 Crônicas 36:22 – Ciro, rei da Pérsia, é encarregado de formular uma declaração em todo o seu reino e colocá-la por escrito no cumprimento da proclamação do Senhor pronunciada por Jeremias.

2 Crônicas 36:23. Ciro, rei da Pérsia, foi designado para construir um templo para o Senhor em Jerusalém, em Judá.

2 Crônicas 36:20. Ele levou para o exílio para a Babilônia o restante, que escapou da espada, e eles se tornaram servos dele e de seus filhos até que o reino da Pérsia chegou ao poder.

Esdras 9:9. Deus mostrou bondade e bondade para com o Seu povo aos olhos dos reis da Pérsia: nova vida e novo viver para restabelecer a casa de Deus. E restaure suas ruínas, e Ele estabelecerá um muro de proteção em Judá e em Jerusalém.

Ezequiel 27:10. Homens da Pérsia, Lídia e Put serviram como soldados no exército.

Esdras 4:3. Zorobabel, Jesua e outros membros da família de Israel se opuseram à oferta dos inimigos de Judá e Benjamim para ajudar a construir o templo de Deus. Como eles estavam determinados a trabalhar nesta tarefa somente para o Senhor, Deus de Israel, como o rei Ciro, rei da Pérsia, lhes ordenou.



Fontes: 


https://www.livescience.com/who-were-the-persians

https://transformiran.com/learn/iran-in-the-bible/

https://armstronginstitute.org/146-uncovering-the-bibles-buried-civilizations-the-persians

 https://gracamaior.com.br/estudos/apologeticos/1387-os-povos-que-surgiram-a-partir-dos-filhos-de-noe.html