sábado, 9 de março de 2019

O evento cataclísmico de Sodoma e Gomorra

Cristiano De Mari
“Sodoma e Gomorra foram destruídas por meteoro, dizem arqueólogos.”


Introdução

O livro do Gênesis da Bíblia, comenta uma história muito interessante sobre duas cidades cananeias que foram destruídas pela ira de Deus. Devido o excesso de maldade e pecado dos seus habitantes,  fogo e enxofre desceram dos céus , provocando a morte das pessoas e destruição total da área.
Toda essa região compreendia um conjunto de 5 cidades no total no chamado Vale do Sidim ( Vale dos Campos), encostado ao sul do Mar Morto, sendo elas as já mencionadas acima e mais três cidades:  Admá, Zebolim e Bela também chamada de Zoar.
Diante desse relato bíblico, estudiosos e pesquisadores sempre se perguntaram se estas cidades realmente existiram ou eram fruto de ficção bíblica. Temos pesquisas em diversos centros universitários do mundo que admitem com clareza a antiga existência dessas cidades bem como o causador de seu fim , em particular aqui tratamos de Sodoma e Gomorra.  
Pesquisei no livro Arqueologia da Bíblia  e em alguns sites , como o Site de Curiosidades o da Revista Galileu, Aleteia , Revista  Encontro e do próprio site da History Channel, em todas as fontes comenta-se de algo de teor cataclísmico como possível evento destruidor das duas cidades. Esse evento cataclísmico teria se originado por causa da queda de um asteroide ou meteoro.

1- Em direção a Cannã

“ Abraão levou a sua mulher Sarai , o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão , e todas as riquezas e escravos que havia conseguido em Harã. [...] chegaram a Cannã...   Gên.,12,5.
 O relato bíblico trata da chegada de um clã a esta terra. Abraão havia saído de Ur dos Caldeus motivado por causa das práticas pagãs politeístas daquele povo que não estavam em consonância com o seu chamado , com a sua vocação de propagador da verdade teológica do Deus único, que viria a ser séculos depois o fundamento do monoteísmo hebraico e posteriormente cristão.
Cannã é estreita e montanhosa, uma faixa de terra situada entre a costa do Mediterrâneo e os confins do deserto, desde Gaza no sul até Hamat ao norte, nas margens do Rio Orontes. Cannã significa o “País da Púrpura” pois seus habitantes extraíam do mar um molusco chamado múrex trunculus  , caracol marinho que se colhia nas praias e se produzia um corante muito famoso na época de coloração púrpura. Quinhentos anos antes de Abrão esta região já comercializava com o Egito antigo, com Creta e regiões vizinhas ao Crescente Fértil.

2- Separação do Clã

Depois de uma seca prolongada na região a qual viria a ser chamada de Terra Prometida, Abraão vive um tempo no Egito. Quando regressa a Cannã  juntamente com sua esposa e com seu sobrinho Ló, torna-se um senhor rico, possuindo rebanhos de gado, prata e ouro. O texto de Gênesis diz ainda que Abraão retornou para Betel onde procurou o altar que havia feito para Deus e O invocou. Ali mesmo, Abraão e Ló resolvem separar-se devido a rixas que existiam entre os seus pastores por causa do numeroso rebanho que possuíam.
A Bíblia relata que Abraão quis evitar confusões com o sobrinho por causa do rebanho e lhe propôs a opção de escolher um lugar que desejasse. Ló preferiu fixar-se na planície do Rio Jordão, na região de Sodoma e  Gomorra (Vale do Sidim), que antes de ser destruída era comparada ao Jardim do Éden e com o Egito. Abraão acabou aceitando a árida Canaã.
Ló , dizem,  tinha uma inclinação para assuntos materiais ligados a negócios variados, passou a se dedicar ao comércio e à criação de animais. Segundo Werner Keller, 2008:

“ Desde as montanhas do coração da Palestina, Ló se dirige ao leste com seu clã e seus rebanhos; penetra no vale do Jordão em direção ao sul e afinal põe suas tendas em Sodoma. Ao sul do Mar Morto estende-se uma das planícies mais férteis , no vale do Sidim. A Bíblia  menciona nesse vale cinco cidades: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Bela. “

3- Reis e combates no vale do Sidim

Na própria Bíblia encontramos um relato sobre um acontecimento bélico relacionado a estas cinco cidades mencionadas acima.
Os reis do vale do Sidim eram cinco: o rei Bera de Sodoma, o rei Sinabe de Admá , o rei Semeber de Zeboim,e o rei de Bela também chamada de Zoar. Estes reis das cinco cidades haviam sido tributários do Rei Codor-laomor do Elam, nação importante da época que estava localizada próximo a antiga Pérsia, hoje a sudoeste do moderno país do Irã.
Por terem sido tributários do rei de Elam por 12 anos , resolveram se rebelar no 13º ano. Codor-Laomor pediu ajuda aos três reis que que estavam coligados com ele; Anrafel rei de Sennar ( Hamurabi da Suméria?) , Arioque rei de Elasar (Larsa), e Tidal rei de Goim e se organizaram numa expedição de castigo para lembrar aos rebeldes de seus deveres.
Na luta dos nove reis , os das cinco cidades perderam  e tiveram suas residências entregues a pilhagem e incendiadas.
Entre os prisioneiros capturados, encontrava-se também Ló sobrinho de Abraão. Quando Abraão soube que seu sobrinho havia sido capturado e feito prisioneiro, reuniu seus melhores homens para uma guerra que milagrosamente culminou com a derrota dos 4 reis vencedores. Abraão e seus trezentos e dezoito homens trouxe de volta tudo o que os inimigos haviam levado, seu sobrinho Ló e toda sua gente.
Entre os habitantes daquela região perdurou a lembrança dessa expedição de Abraão e os nômades da Jordânia passaram a chamar o caminho de “Estrada dos Reis.” Logo após este evento vem a narrativa do colapso das cidades de Sodoma e Gomorra.

4- Evidências da degradação moral e causa da destruição total

 “.....Ló chegou a Zoar depois que o sol já havia saído. De repente, lá do céu, o Senhor Deus fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Ele destruiu essas duas cidades, e também todo o vale e os seus moradores, e acabou com todas as plantas e árvores daquela região. E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.
No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e foi até o lugar onde havia falado com Deus, o Senhor. Abraão olhou na direção de Sodoma, de Gomorra e de todo o vale e viu que da terra subia fumaça, como se fosse a fumaça de uma grande fornalha. Foi assim que Deus destruiu as cidades do vale. Mas ele pensou em Abraão e fez com que Ló escapasse da destruição das cidades onde havia morado.” (Bíblia online , Genesis 19, 23-29.)
A impressionante energia da narração bíblica tem impressionado grandemente as pessoas. Sodoma e Gomorra haviam se convertido em símbolos de depravação e são sempre citadas quando se fala de alguma destruição completa.Os homens sempre que se defrontam com fatos ou processos terríficos buscam narrá-los da maneira como os observam com as descrições do seu tempo antigo.
No começo do século XX, as escavações em Sodoma e Gomorra despertaram grande interesse. Os exploradores começaram a procurar as cidades desaparecidas.
No extremo sudeste do Mar Morto encontram-se restos de uma grande povoação.Os árabes ainda o chamam hoje pelo nome de Zoar, e descobriu-se de fato uma população nesse local que data do período da alta idade média mas com indícios nos arredores de que havia sido povoada num  tempo bem remoto.
Conforme noticia o próprio site da History:

 “Arqueólogos liderados pelo professor Steve Collins, fizeram escavações e descobriram diversas ruínas de uma das cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra. Segundo relatos do livro sagrado dos cristãos, as duas cidades foram destruídas pela intervenção direta de Deus. O motivo para tal ato seria o pecado e a maldade das pessoas que habitavam os lugares.”



As notícias não param por aí, segundo o Site de Curiosidades:


           “Um artigo publicado na revista Popular Archeology relata que os pesquisadores descobriram o que chamam de “mina de ouro”. A equipe desenterrou muitas estruturas monumentais antigas e artefatos que remetem à Idade do Bronze.

O trabalho começou a ser realizado em 2005. Após a comparação dos achados com ruínas de outras cidades antigas, os pesquisadores dizem que as estruturas correspondem às características de Sodoma. Agora, a meta dos arqueólogos é encontrar também indícios da existência da cidade de Gomorra.”



Trabalhando perto do Mar Morto, alguns arqueólogos descobriram as cidades bíblicas, ao desenterrar dúzias de objetos antigos que revelavam o grau de perversão a que haviam chegado essas cidades decadentes
A espantosa descoberta revelou que as duas cidades foram destruídas exatamente como descreve a Bíblia.

Segundo como registra o Site de Curiosidades:

"Tudo levava a crer que as cidades haviam sido destruídas de maneira violenta e repentina", explicou o doutor Peleg. "A medida que íamos escavando, um cheiro de enxofre tão forte invadiu o ar, apesar dos séculos que se passaram, que nos revolveu o estômago."
Os cientistas surpresos  desenterraram uma coleção de vasilhas ricamente decoradas com motivos obscenos. Pinturas que reproduziam todas as perversões conhecidas pelo homem moderno. Ao continuarem com as escavações, foram encontrando também bonecos em estranhas posições sexuais, e ídolos que praticavam verdadeiros crimes contra a natureza.
De momento as escavações revelaram que as cidades de Sodoma e Gomorra eram na verdade duas cidades pequenas, com ruas estreitas. Nas proximidades dos centros urbanos, havia grandes salas de banho onde se realizavam as orgias sexuais ao gosto dos sodomitas.
Todos os objetos provenientes das legendárias cidades do pecado foram mandados para o museu de Israel, em Jerusalém. Mas, é muito provável que o público não tenha a menor possibilidade de vê-los, devido ao grau indescritível de pornografia.
Segundo o site da History Channel, quanto aos indícios sobre o causador do evento da destruição das duas cidades temos um conjunto de estudos na região de Tall el-Hamman, a nordeste do Mar Morto, que sugerem que a área foi ocupada continuamente por 2500 anos até que o que havia por lá desapareceu de repente no fim da Idade do Bronze. De acordo com os pesquisadores, todas as edificações foram destruídas, restando apenas suas fundações. Há indícios arqueológicos de que o cataclisma teria acontecido quando a temperatura no local ficou tão alta quanto na superfície do sol.
A catástrofe teria matado entre 40 mil e 65 mil pessoas. Além de ter acabado com todas as comunidades da região, a explosão também teria contaminado o solo, pois levou o sal úmido do Mar Morto para terrenos que eram férteis. Com isso, a área ficou inutilizada para a agricultura por cerca de seis séculos.
Arqueólogos que trabalham com escavações na região há mais de dez anos sugerem que o fenômeno tenha acontecido devido a uma explosão de ar causada pela entrada de um meteoro na atmosfera. O impacto teria devastado uma região de cerca de 25 quilômetros de largura.
Segundo texto noticiado no site da revista Galileu:

“Arqueólogos afirmaram que as consequências decorrentes de uma explosão de um meteoro na atmosfera foram responsáveis por destruir a antiga civilização da área. "Estamos desenterrando o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze na região, provavelmente a própria Sodoma bíblica", descreveram especialistas no site do Tall el-Hammam Excavation Project. 
Análises do Alto el-Hammam, localizado a nordeste do Mar Morto, sugerem que a área foi ocupada 2,5 mil anos antes de desmoronar, algo que aconteceu no final da Idade do Bronze.
A datação por radiocarbono mostra que paredes de tijolos de barro de quase todas as estruturas desapareceram há 3,7 mil anos, deixando somente alicerces (fundações no solo) de pedra.
Camadas externas de cerâmica também mostram sinais de fusão. Cristais de zircão encontrados em revestimentos teriam sido formados em apenas um segundo, provocados por altas temperaturas – o que coincide com a teoria da explosão do meteoro. “

5- Conclusão

Uma vez que a Bíblia fala de chuva de fogo e enxofre sobre essas cidades do Vale do Sidim, pode ser absolutamente viável associar este dizer aos efeitos severos e catastróficos da queda de um meteoro e sua desintegração pelo contato com a atmosfera.
Na época não havia ainda o termo científico
"meteoro" ou “asteroide” mas com certeza usaram os termos simples porém adequados da linguagem popular local.
O que é então chuva de fogo e enxofre caindo senão o termo popular simplório mais adequado à desintegração de um meteoro na atmosfera caindo como chuva incandescente?
Hoje toda essa região na qual se acredita localizarem-se as antigas Sodoma e Gomorra, portanto Vale do Sidim ao sul do Mar Morto, são regiões desérticas desprovidas de vida, com alto índice de aridez do solo, muitos poços de betume, salinização e alguns sinais
de ruínas decompostas!!!


6- Referências:
 
Arqueologia da Bíblia. Dos patriarcas ao umbral da Terra Prometida. Werner Keller, editora Folio , tradução brasileira , 2008.