quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Os Aqueus, originários de Quitim

 Cristiano De Mari 

        O nome hebraico Quitim, ou também transcrito como " Kittim" em outras traduções, refere-se a um patriarca filho de Javan, este último teria sido o gerador de todos os gregos segundo fontes da historiografia antiga. 

       O historiador judeu Flávio Josefo referiu-se a Quitim como “Chethimus”, e identificou-os com a ilha do Chipre. Os antigos fenícios se referiam ao povo de Chipre como Kitti. É provável também que os descendentes de Quitim possam ter dado origem aos Macedônios, pois estes são mencionados no livro Primeiro de Macabeus como originários de uma terra chamada  “Cetim”  e isso fornece uma possível base para os macedônios serem considerados descendentes de Quitim. E de fato os macedônios eram de origem comum às outras tribos gregas e viviam um pouco mais ao norte da Grécia, como numa extensão da própria.


   " Ora, aconteceu que, já senhor da Grécia, Alexandre, filho de Filipe da Ma­cedônia, oriundo da terra de Cetim, derrotou Dario, rei dos persas e dos medos, e reinou em seu lugar."

    

I Macabeus, 1.



        Lárnaca, cidade localizada na costa oeste da ilha de Chipre, era conhecida em tempos antigos como Cítio. A ilha inteira também tornou-se conhecida como "Kittim". 

Contudo, o nome parece ter sido emprestado com alguma flexibilidade na literatura hebraica. Ele foi frequentemente aplicado para todas as Ilhas Egeias e posteriormente para "o Ocidente em geral. Flavio Josefo ( que viveu aproximadamente em  100 d.C.) relembra em seu livro Antiguidades Judaicas que:


     “ Cétimo" ( Chetimus, o patriarca Quitim) possuiu a ilha de Cétima: ela é agora chamada de Chipre; e é por isso que todas as ilhas, e a maior parte da costa marítima, são nomeadas de Quetim pelos hebreus: e há uma cidade no Chipre que conseguiu preservar sua denominação; ela foi chamada de Cítio por estes que usam a língua dos gregos, e não tem pelo uso deste dialeto desvinculado o nome de Quetim.


      Por ter sido aplicado este termo a todas as ilhas do mar Egeu, portanto Quitim passou a designar todos os primeiros grupos tribais gregos que por aí passaram. 





     Acredita-se que os descendentes de Quitim ao terem sido "empurrados" e afastados do Oriente Médio pelos semitas depois do episódio da Torre de Babel, foram os primeiros que colonizaram a ilha de Chipre no leste do mar Mediterrâneo. Partiram depois para o oeste e fizeram habitações por todas ilhas do Mar Egeu, chegando na Grécia como uma das primeiras tribos gregas. Associa-se Quitim com os Aqueus , outro termo para este povo , que de fato também estudamos como uma das primeiras tribos gregas a adentrar, algum tempo antes dos Jônios, Dórios e Eólios.

     Pelos registros arqueológicos, os historiadores concluíram que os micênicos referiam-se a si mesmos como “Aqueus”. Segundo registros histórico-bíblicos já anteriormente mencionados são descendentes de "Quitim" nome equivalente a "Aqueu".Quitim era filho de Javan, que por sua vez era filho de Jafet e neto de Noé.O nome “micênico” foi utilizado em referência à cidade de Micenas uma das primeiras cidades. 

      Os micênicos eram um povo indo-europeu que, assim como muitos outros, iniciou um processo de migração e acabou estabelecendo-se na Europa (outros povos indo-europeus estabeleceram-se no planalto iraniano e na Índia).








      A grande Civilização Micênica foi formada na Grécia continental a partir de 1600 a.C., com a construção de grandes cidades e a existência de intenso comércio com outros povos.

     Considerada pelos historiadores uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega, a Civilização Micênica apresentava grande disseminação artística. Além disso, apresentava uma organização política bastante avançada, vendo, inclusive, as mulheres com igualdade.

     A Civilização Micênica desenvolveu-se na Grécia continental, aproximadamente entre 1600 a.C. e 1200 a.C., durante o Período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, formaram a última grande civilização desse período, e sua sociedade possuía um comércio ativo e era governada por um rei auxiliado por uma aristocracia guerreira.


Surgimento dos micênicos


      Os historiadores acreditam que os micênicos tenham se fixado na Península Balcânica (onde fica a Grécia) por volta de 2000 a.C. Ainda assim, o período de 1600 a.C. e 1200 a.C. foi estabelecido como o auge dos micênicos, época em que exerceram a hegemonia sobre a Grécia continental e as ilhas do Mar Egeu.

     Algumas fontes hititas (povo que habitava a Anatólia) referiram-se à presença de um povo chamado Ahhiyawa (provavelmente os micênicos) na Ásia Menor, no período entre 1400 a.C. e 1200 a.C. A presença dos Ahhiyawa, segundo o termo usado pelos hititas, acabou interferindo na política dos reis hititas, que interviram militarmente contra esse povo em uma região chamada Wilusa, local que pode ter sido Troia. Esse fato, especula-se, pode ser a fundamentação histórica para a conhecida Guerra de Troia.


Decadência dos micênicos


     Os micênicos iniciaram um processo de decadência por volta de 1200 a.C. A decadência e o fim da cultura micênica, assim como no caso dos cretenses, podem estar relacionados a uma junção de fatores. Os historiadores sugerem que grandes terremotos possam ter causado grande destruição nas cidades micênicas. Além disso, acredita-se que a chegada dos dórios – outro povo indo-europeu – à região tenha desencadeado o fim dos micênicos.

       Isso porque os dórios possuíam capacidade militar superior à dos micênicos, como o uso de armas de ferro, enquanto os micênicos ainda utilizavam o bronze. Os dórios eram um povo que falava grego e que, muito provavelmente, havia migrado desde a região da Macedônia até penetrar o território grego.

      A decadência dos micênicos iniciou um processo de diminuição populacional em toda Grécia (que pode estar relacionado com os desastres naturais e com a invasão dórica) e de ruralização, com a formação de pequenas comunidades rurais que receberam o nome de genos. Com isso, principiou o Período Homérico (1200 a.C. - 800 a.C.) da história da Grécia Antiga.


Fontes:


https://www.ccel.org/ccel/josephus/complete.ii.ii.vi.html


Bíblia Sagrada


https://www.google.com.br/amp/s/brasilescola.uol.com.br/amp/historiag/civilizacao-micenica.htm


https://www.google.com.br/amp/s/mundoeducacao.uol.com.br/amp/historiageral/civilizacao-micenica.htm