terça-feira, 19 de maio de 2020

Constatações em 4 aspectos

Cristiano De Mari

Algumas de minhas constatações históricas, filosóficas e científicas presumíveis após leituras e pesquisas feitas (algumas coisas ainda podem mudar de acordo com novas descobertas e novos paradigmas). Lembrando que são apenas minhas constatações , pra alguns podem servir para outros não, isso não importa , o importante é que toda leitura leva a um aprendizado e este a novos questionamentos!!!

Vou elencar neste artigo 4 delas:

1-Universo: O universo começa a partir do nada (Big Bang). Uma vez que o "nada" não pode criar algo pois é a própria inexistência de tudo é obrigatoriamente necessário pensar que nos primórdios onde o "nada , vazio imperava" ( nem mesmo vácuo ) , um Ser puro espírito atemporal de características onipotente, onipresente e onisciente (Deus) cause o evento e o conduza para outros eventos ( como por exemplo a inflação do Universo, etc...) numa finalidade " master " , que transforme caos em cosmos, que organiza a matéria inteligentemente e faça aparecer vida abundantemente.
Este ser está mais na linha do Teísmo do que do Deísmo, ou seja Deus cria e deixa para os humanos o encargo de serem os " zeladores da criação", Ele também por vezes interfere na história humana conduzindo tudo para o bem comum não esquecendo do livre-arbítrio . (No pensamento deísta, Deus cria mas deixa tudo para o destino e o homem , entrando num eterno sono profundo afastando-se da criação como um relojoeiro que programa o relógio e deixa funcionar por conta).
Portanto para mim o universo existe porque existe Deus, mas essa resposta não pode ser encontrada somente na ciência, é preciso ler filosofia, teologia , astronomia , etc...

2-Geologia: Geologicamente o planeta Terra desde sua formação esteve sujeito a catástrofes, cataclismos, quedas de cometas , asteróides, provas aos milhares existem sobre isso.Por isso nas variadas vezes que ele foi atingido a vida entrou em colapso ( exemplo: dinossauros há 65 milhões de anos) sendo que em uma destas vezes em especial quase exterminou a vida humana, falo da veracidade do Dilúvio de Noé. Numa linguagem mais científica podemos falar em Cataclismo Global Magnético.Foi só chuva? não.
O catastrofismo foi comprovado pelo cientista Bretz em oposição ao gradualismo que diz que os acontecimentos ocorrem aos poucos em processos que levam milhares de anos. Até podemos concordar com o gradualismo em algumas situações isoladas , mas negar o catastrofismo é uma atitude pouco válida e incoerente uma vez que ele esteve presente em muitas situações geológicas e ambientais do passado terrestre.

3-Origens da vida: A teoria da evolução lembrem bem, " teoria" não é lei universal , como lei da gravidade por exemplo que pôde ser testada por Newton, observada em qualquer parte do mundo e percebida em qualquer época histórica desde que humanos vivem no planeta.
A teoria da evolução pode ser altamente questionada, uma vez que recorre a métodos de suposição, não é fácil comprová-la pois os cientistas precisam " imaginar" eventos em que seres mudam de aparência ou espécies se tornam novas espécies de acordo com os supostos milhares de anos de transmutação genética. Existem cálculos , fórmulas químicas , explicações bem elaboradas quando lemos alguns autores mas carecem de uma premissa fundamental básica que na ciência não pode faltar: uma demonstração in loco, um experimento visível em qualquer parte do mundo e a qualquer momento. É muita suposição pra crer em algo assim.Acreditar que a vida começa com matéria não biótica e não poder comprová-la já é absurdo.
Os métodos de datação são muito questionáveis , o método radiocarbono 14 só funciona até 50.000 anos depois perde valor, sendo que os organismos que viveram em atmosfera primitiva da Terra poderiam ter uma concentração de carbono maior ou menor do que os seres vivos de hoje colocando em dúvida valores de datação.Eles até utilizam outros métodos com argônio-potássio e outros mas de duvidosa explanação.
Mas o grande problema da teoria da evolução que nem Darwin conseguiu solucionar direito é a macro-evolução, a transformação de seres primitivos em novas espécies com uma alteração fisiológica totalmente diferente. Exemplificando, qual ser transmutou de peixe para anfíbio? Qual é o ser "elo perdido" nessa adaptação? Já elencaram vários espécimes fossilizados, mas nenhum com total aprovação, antes sim geram muitas dúvidas. Na ciência não pode haver dúvidas a não ser que seja algo de muita fé, onde só a teologia pode explicar. E aí já não é mais ciência.
A questão do genótipo (mutações no DNA) é altamente crucial para a sobrevivência dessa teoria, o que se observa muito numa grande quantidade de situações são as mutações genéticas dentro de uma mesma espécie chamadas de micro-evolução, alterações fenotípicas externas, ocorrendo em seres da mesma espécie ou filos de espécies aparentadas.
Mas então de que forma surgiu a vida na Terra? Foi criacionismo? Temos ótimas explicações em algumas áreas do criacionismo e Design inteligente. Por questões de fé vou sempre acreditar que Deus criou tudo.
É lógico que existe uma explicação física para isso mas que ainda não apareceu em total consonância com a ciência. Cientificamente falando, pra mim a teoria da evolução pouco ajuda a explicar isso, e torço para que os cientistas encontrem , postulem uma nova teoria para que, quem sabe um dia torne-se uma realidade , uma lei com uma constância verdadeira.

4-Dilúvio bíblico: não por ser bíblico somente mas porque aparece nas histórias mitológicas de vários povos antigos. Dos aborígenes australianos até os indígenas americanos existem histórias de dilúvios em que os personagens de uma família salvam-se geralmente em uma embarcação ou arca. Existem até onde se sabe em torno de 500 histórias sobre o dilúvio encontradas em todo mundo, segundo fonte do site Suma Apologética.
Os nomes variam desde Noé ou Noach na história bíblica de tradição judaico-cristã, Nu-wa na mitologia chinesa, Utnapitshim na tradição do épico babilônico de Gilgamesh, Ziuzudra o Noé dos antigos sumérios, Deucalião nos mitos greco-romanos, Manu na mitologia indiana, Coxcox Tezpi segundo alguns documentos astecas, enfim, existe uma infinidade de nomes atribuídos a Noé, e outras tantas histórias de dilúvios que não mencionam uma família de patriarca mas acontecimentos gerados pelos "deuses".
A questão é que o maior cataclismo já visto pelo ser humano desde que existe planeta Terra foi o dilúvio de Noé, ou como queiram chamar cataclismo magnético.
Este evento contado de forma muito simples na Bíblia e que leva em consideração o fator água para purificar uma humanidade insólita não deixou somente a "terra bem molhada". Mexeu tanto no inconsciente coletivo humano a ponto de registrarem o evento que foi depois modificado na sua forma original para uma infinidade de relatos.Povos antigos depois do dilúvio construíram postos de observação astronômica para tentar prever e se proteger caso ocorresse novamente.Existem uma infinidade de sítios arqueológicos antigos na Europa , Ásia e América que pelo que se descobriu afirmam isso.
Mas o dilúvio foi regional ou global? Esta é a grande questão. Temos provas geológicas de pequenos dilúvios e inundações que aconteceram nas margens do Mar Mediterrâneo, no Mar Negro, enchentes nos rios Tigre e Eufrates, e em outras partes do mundo.Mas nada se compara ao Dilúvio bíblico.
O relato do dilúvio que conhecemos é baseado numa catástrofe muito maior do que estes acontecidos regionalmente.Sim o dilúvio foi global, mas para que seja global temos que admitir provas no catastrofismo.
Um dilúvio global só é possível se admitirmos uma coisa que acontece a muito tempo na face da Terra.
Impactos de Asteróides.
Pelo que pesquisei em livros tivemos vários impactos e alguns chamam atenção para os anos entre 10000 - 11000 a.C. , outros estimam em 7640 a.C e outros ainda em 3150 a.C. Estas são datas estimadas sobre a ocorrência do dilúvio bíblico.Não vou opinar aqui sobre qual delas acredito ser a certa mas a questão principal é que com provas geológicas e científicas ele de fato ocorreu.
O que o impacto de asteróides provoca? Vou mencionar um exemplo em uma das versões:
É sabido que um asteróide de tamanho relativo se chocou com a Terra há uns 10000 anos, quando entrou na atmosfera, ele se fragmentou em 7 partes segundo o livro lido " A Máquina de Uriel".
Mesmo fragmentado , seus pedaços eram grandes e nos impactos no oceano ele provocou tsunamis , ondas gigantescas , houve também degelo e derretimento de calotas polares aumentando o nível das águas, alterações magnéticas; os impactos mexeram com a estrutura sísmica da Terra provocando também terremotos e afundamento de terras, como por exemplo no desaparecimento das terras de Atlântida, Mu e Lemúria. Além de claro, chuva torrencial. Uma convulsão sem precedentes no planeta Terra e na história da humanidade.
Registros existem aos montes de artefatos perdidos antediluvianos, tecnologias antigas , pesquisas em solo egípcio que confirmam a antiguidade antediluviana das pirâmides e da Esfinge, provas arqueológicas e registros orais de civilizações perdidas no Atlântico , portanto Atlântida. No Pacífico o continente de Mu , etc... Tudo o que falo aqui segundo livros que li e pesquisei embasados cientificamente, com ajuda de astronomia, tradições ancestrais, mitos, construções megalíticas , estudos oceanográficos do fundo do mar, e etc...