quinta-feira, 15 de junho de 2023

Sem , Cam e Jafet e a propagação da raça humana


Cristiano De Mari



1-Sem, grandes impérios e a fé monoteísta




Sem ou Shem (em hebraico: שם; em árabe: شيم; em grego: Σεμ; em latim: Sine; segundo a história bíblica no livro de Gênesis foi um dos filhos de Noé, irmão de Cam e de Jafet. O texto bíblico informa que Noé, com a idade de quinhentos anos, gerou a Sem, Cam e Jafé.
Prosseguindo, o texto bíblico relata que Sem, com a idade de cem anos, gerou filhos, sendo o terceiro deles Arfaxad, dois anos depois do dilúvio. Depois disso, ainda viveu mais quinhentos anos, sendo pai de muitos filhos e filhas, chegando aos seiscentos anos de vida. Assim, calcula-se que Sem teria alcançado até a décima geração de sua descendência, isto é, até o Patriarca Abraão. (teorias a princípio).
Mais adiante tratarei de explicar a questão da grande longevidade desses patriarcas, se foi real mesmo ou se é algo ligado a um sentido figurado

Na época em que grandes reinos e impérios dominavam, como os egípcios, caldeus, babilônicos, persas, hititas e etc...e faziam do politeísmo ( crença em várias divindades) a sua direção espiritual, um clã surgido em Ur, uma família, a de Abraão continuava firme no propósito de crer em um único Deus. A fé monoteísta primordial desde criação do ser humano foi sendo esquecida e modificada para os politeísmos variados nos milênios seguintes ao grande cataclismo mundial chamado de " Dilúvio".
Mas como aconteceu isso uma vez que Noé era temente a Deus e seus filhos também, como que a fé monoteísta foi sendo colocada de lado em detrimento aos politeísmos? Passados muitos séculos e até milênios após o dilúvio muitos fatores influenciaram nisso como : erros teológicos que levaram a criação no imaginário humano de vários deuses, substituições do relato original por mitologias, a falta do Espírito Santo no homem, o endeusamento de personalidades importantes, rituais de sacrifícios humanos e animais, pessoas que começaram a trabalhar espiritualmente com ocultismo, e o principal deles: a influência dos anjos caídos e tantas outras práticas abomináveis a Deus.
Foi por meio de Abraão, descendente de Arfaxad que vivia em Ur em meio aos Caldeus, que a semente geradora da verdadeira crença voltou a conquistar a alma humana.
Um processo longo e penoso que duraria muitos séculos, mas que atingiria futuramente toda a humanidade culminando no evento da chegada de Jesus Cristo (também semita), sua vida e obras.Essa renovação da fé atinge todos os povos do mundo inclusive os chamados "gentios" convertendo-os e tornando essa expressão máxima de fé conhecida mundialmente.

O livro de Gênesis, em seu capítulo 10, versículo 30, diz que os descendentes de Sem teriam habitado uma vasta região no Oriente:

 

"E foi a sua habitação desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente."

 

Contudo, essas regiões mencionadas não são devidamente identificadas pela geografia atual, sendo que uma interpretação do texto bíblico induz que tal localização poderia referir-se às terras que foram ocupadas pelos filhos de um descendente de Sem - Joctã.Quanto aos filhos de Sem, o Gênesis , em seu capítulo 10, menciona cinco nomes: Elam, Assur, Arfaxad, Lud e Aram.Sem é tradicionalmente considerado o ancestral do povo semita; religiosos e árabes se consideram filhos de Sem através de Arfaxad. De Sem também surgiram grandes impérios e nações antigas como: Assírios, Acádios, Caldeus , Elamitas, Persas, Hicsos, Hebreus, Edomitas, Arameus, Árabes, Libaneses, etc....

 

Elam: Os Elamitas eram chamados de "Halmati", tinham um império e capital na cidade de Susa ou Susã, onde que é agora o Irã moderno. A língua Elamita, no entanto, é uma língua não-semítica. Que tem sido controversamente agrupada com as línguas modernas dravídicas, em "Elamo-Dravídicas".Um ramo tribal de Elam gerou os persas, juntamente com descendentes de Madai, filho de Jafet.

Assur: Os Assírios consideravam o pai-deus Assur, e fundaram uma cidade com esse nome no Rio Tigre.

Arfaxad: Ele ou seus descendentes imediatos como os Caldeus são considerados na tradição Judaica como habitantes da cidade de Ur( de fundação Suméria)dos Caldeus na margem sul do Rio Eufrates.Os Hebreus também descendem dele através do patriarca Héber, chegando até Abraão.

Lud: A maioria das autoridades antigas atribuem este nome à Lídia, do leste da Anatólia (Luddu em inscrições Assírias de ca. 700 a.C.).Seriam portanto semitas que habitaram na Anatólia.

Aram: Há referências de uma campanha militar contra "Aram" em 2300 a.C. nas inscrições de Narã-Sim. Seus descendentes se estabeleceram na cidade de Harã. Havia um número de lugares chamado Aram, incluindo um lugar em Damasco e outro chamado Arã-Naharaim, ou Aram de dois rios, situado entre os rios Tigre e Eufrates. Há também Aram-Tzova, que é mencionado em Salmos 60.

Uz, filho de Aram. Possivelmente, os antepassados dos Nabateus, que se estende do sul da Jordânia até o noroeste da Arábia Saudita.

Hul , filho de Aram.; pode ter uma possível conexão com o lago conhecido como Hula .

Geter, filho de Aram. Pai de Thamud na tradição árabe.
Més, filho de Aram ; sugestões incluem povos de Mashu, uma região desconhecida dos cedros, mencionada na epopeia de Gilgamesh (possivelmente seria no Líbano), e E-Mash Mash, o principal templo de Nínive na Assíria.

2-Cam, pioneirismo e migração



Cam, (em hebraico: חָם; em grego: Χαμ Kham; em árabe: حام, Ḥām, foi um personagem bíblico, um dos filhos de Noé, segundo os Relatos bíblicos. De acordo com a Tabela das Nações no livro de Gênesis, foi o pai de Cush, Mizraim, Pute e Canaã.

Cush , foi pai de Nimrod, dos Sumérios e também de todos os africanos abaixo do Egito, etíopes, sudaneses, cushitas, meroítas, zulus, etc....Um ramo migrou para o sul da Arábia, Índia, sudeste asiático até a Oceania.Este ramo tem a ver com filhos de Cush, seus nomes eram Hevilah, Sabá, Sabataca e Regma.
Cannã, teve vários filhos que geraram tribos na Palestina e que foram conquistados milênios depois pelos Hebreus.

Pute, gerou tribos africanas ao norte do continente, berberes do deserto do Saara.

Mizraim, gerou o Egito. Mizraim (מִצְרַיִם|מִצְרָיִם em hebreu; árabe مصر, transliteração Miṣr) é o nome hebreu para a terra do Egito, com o sufixo dual -āyim, provavelmente se referindo a um "guerreiro lendário do Egito": Alto Egito e Baixo Egito.
Este patriarca era filho de Cam , portanto neto de Noé, e sua família genealógica migrou e habitou em terras africanas, particularmente do norte e nordeste africanos.A civilização egípcia teria sido sua maior contribuição humana, dele se originaram todos os nomos primitivos (comunidades tribais ao longo da costa do Rio Nilo) que futuramente agrupariam-se na formação do Egito.
As Tabuinhas de Tel-El-Amarna, escritas na primeira metade do segundo milênio a.C, chamam o Egito de Misri, o que é similar ao atual nome árabe do país (Misr) que vem do nome Mizraim.
Mizraim tinha como irmãos Cush, Put e Canaã, também filhos de Cam, que originaram todos os povos africanos, berberes, povos negroides da antiga Mesopotamia como os Sumérios, Nimrod, povos negros do sul da Índia e Oceania, alguns mesclando-se com os arianos que invadiram a Índia em 2500 a.C.
Segundo o relato bíblico, Mizraim foi o pai de Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, Patrusim, Casluim (ancestral dos filisteus) e Caftorim.

Foi listado em segundo lugar entre os filhos de Cam. (Gên 10:6) Mizraim foi o progenitor das tribos egípcias (bem como de algumas tribos não egípcias), e o nome passou a ser sinônimo de Egito. (Gên 10:13, 14; 50:11) De modo que a palavra “Egito”, nas traduções em português, na realidade vem da palavra hebraica Mits·rá·yim (ou Ma·tsóhr, em alguns casos: 2Rs 19:24; Is 19:6; 37:25; Miq 7:12).
Muitos peritos acham ser Mizraim uma forma dual, representando a dualidade do Egito (isto é, o Alto e o Baixo Egito), mas isto é apenas uma teoria. Os nomes dos descendentes de Mizraim, estão na forma plural: Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, Patrusim, Casluim e Caftorim. (Gên 10:13, 14; 1Cr 1:11, 12) Por este motivo, costuma-se sugerir que eles representam mais o nome de tribos, do que filhos individuais. Embora isso seja possível, deve-se notar que há outros nomes que parecem ter uma conotação dual ou plural, tais como Efraim, Apaim e Diblaim (Gên 41:52; 1Cr 2:30, 31; Os 1:3), cada um deles obviamente referindo-se apenas a uma pessoa.


O nome Cam significa "Ardente" ou "quente" (refere-se ao clima mais ao sul , próximo ao Equador africano). Praticamente regiões que foram escolhidas ou forçadas aos seus descendentes para habitar.É também uma palavra egípcia para "moreno".

A maldição que Noé proferiu contra seu neto Canaã , o quarto filho de Cam, cumpriu-se quando os Judeus exterminaram os cananeus na retomada da Terra Prometida.
Um dos fatos mais importantes registrados em Genesis 10 é a criação da mais antiga espécie de monarquia por Nimrod, neto de Cam, a antiga monarquia de Babel, muito próxima a Babilônia. O primitivo império babilônico era, por conseguinte de origem camita e de uma raça análoga aos primitivos habitantes da Arábia e da Etiópia.

Os camitas foram os mais enérgicos de todos os descendentes de Noé no período pós diluviano, os que primeiro organizaram nações ( Sumérios, Egípcios), expandiram seus domínios , os primeiros a migrarem e que chegaram antes nos locais mais distantes da Terra ( África, Oceania, Índia, Indonésia, Américas), excluíndo claro as terras geladas mais ao norte. Inclusive se espalharam antes dos Indo-europeus, e milênios depois foram dominados por eles principalmente nos períodos coloniais.Enquanto que, os descendentes de Sem ficaram no Oriente Médio, Oriente Próximo e algumas partes da Ásia, Camitas e Indo-Europeus se aventurariam mais longe.

Foram também os que primeiro criaram técnicas agrícolas, canais de água, reservatórios, domesticação de animais e confeccionaram artefatos e ferramentas para utilização humana, sendo considerados como os primeiros inventores. Muitas destas coisas é claro, foram aperfeiçoadas depois por outros povos, mas eles foram os pioneiros.

Sua maior contribuição com certeza foram o Egito, a Suméria, os antigos impérios africanos como o Mali, e o Reino de Kush.

Descendentes de Cam também habitaram o sul da Arábia, e migraram para a Índia e depois para a Indonésia, Oceania, alcançando as ilhas do Pacífico.

Os primeiros habitantes da Índia foram povos negroides, assim como do sudeste asiático e na Austrália os aborígenes.

Tribos descendentes de Cam também misturaram-se com descendentes de Jafet, ou seja, com Indo-europeus formando muitas nações asiáticas , desde indianos, chineses , tailandeses, coreanos, etc...valendo lembrar que um descendente de Canaã chamado Sin, teria contribuído na formação destes povos.Assim como Togarmah , neto de Jafet contribuiu também.

Quanto aos polinésios, samoanos, havaianos, existiram também misturas raciais entre Camitas e Indo-Europeus na sua formação.

Todos os povos de peles negras, amareladas e ou os chamados peles vermelhas, povos de olhos puxados, e os índios americanos tem uma variação genética de Cam.



3- Jafet e a expansão indo-europeia





Jafé ou Jafet (em hebraico: יפת; em árabe: يافث; em grego: Ιάφεθ; em latim: Iapheth) foi o terceiro filho de Noé, segundo o relato do Gênesis. A tradição judaica descreve-o como o fundador da cidade Jafa. Também em outras literaturas antigas foi o pai dos "Jafetitas" , o mesmo que consideramos na nomenclatura histórica como Indo-Europeus.

Na mitologia grega, Jafet tem alguma relação com o titã Jápeto ou Iápeto (em grego: Ἰαπετός, transl.: Iapetós). Segundo a tradição de Hesíodo, é um dos 12 Titãs clássicos, filhos de Urano, o céu estrelado e Gaia, a Terra. Foi pai de Atlas, Prometeu, Epimeteu e Menoécio. Costuma ser considerado como um "deus-titã" do tempo. Em latim, a expressão "audax Japeti genus", ou seja, "a audaciosa descendência de Jápeto", designaria " a humanidade" segundo o entendimento grego antigo e conforme suas variáveis adaptações, no sentido de enaltecer a sua própria raça.O termo "Jafetita" foi adotado na etnologia e linguística dos séculos XVIII ao XX, mas caiu em desuso nos dias atuais, sendo geralmente substituído pelo termo Indo-Europeu.
Jafé e sua esposa achavam-se entre os oito ocupantes da arca, sobrevivendo assim ao Dilúvio. (Gên 7:13; 1Pe 3:20) Não tiveram filhos até após o Dilúvio, mas depois tiveram sete: Gomer, Magog, Madai, Javan, Tubal, Mosoc e Tiras. (Gên 10:1, 2; 1Cr 1:5).Destes filhos e também de alguns netos, provieram aqueles dos quais “se espalhou a população das ilhas das nações pelas suas terras, cada um segundo a sua língua, segundo as suas famílias, pelas suas nações”. (Gên 10:3-5; 1Cr 1:6, 7)

Historicamente, o patriarca Jafet foi o progenitor do ramo ariano ou indo-europeu da família humana, a chamada "raça branca". Os nomes de seus filhos e netos são encontrados em textos históricos antigos como referentes a povos e tribos que foram habitar principalmente ao Norte ( Britânia, Germânia, Islândia, Rússia, Sibéria e Regiões Nórdicas) e ao Oeste do Crescente Fértil. Disseminaram-se também do Cáucaso até a Ásia Central, alguns descendo até a Índia e para o Oeste através da Ásia Menor até as ilhas e terras litorâneas da Europa (Creta, Grécia, Itália, península Balcânica, sul da França) chegando a Península Ibérica. Tradições árabes afirmam que um dos filhos de Jafet foi também o progenitor dos povos chineses. De fato, segundo alguns estudos , o neto de Jafet , Togarmah, filho de Gomer, teria originado os povos asiáticos e mongois.

Resumindo, de Gomer vieram os gêrmanicos, escandinavos, celtas, cimérios, um ramo participa na origem dos mongois, tártaros e turcos;

De Magog, os citas, godos, povos eslavos.

De Madai, os medos, persas , partos, curdos.

De Javan, os gregos, Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios.

De Tubal, os itálicos, ibéricos, pelasgos, cretenses, tobelis, georgianos.

De Mosoc, os frígios, moscovitas , russos.

De Tiras, os troianos, trácios, etruscos, dácios.

Em resultado da ação respeitosa de Jafet, junto com seu irmão Sem, por ocasião da embriaguez do pai deles, Jafet tornou-se beneficiário da bênção de seu pai. (Gên 9:20-27)
Nesta bênção, Noé solicitou a Deus que concedesse amplo espaço a Jafet (em Hebraico: Yaft , que quer dizer " Expansão" ). Esta expressão hebraica, evidentemente, deriva da mesma raiz que o nome Jafet (hebr.: Yéfeth ou Yáfeth) e parece indicar que o significado do nome Jafet seria cumprido num sentido literal, de que seus descendentes se espalhariam por amplas regiões. Alguns julgam que " ele residir nas tendas de Sem’ indica a existência de um relacionamento pacífico entre os jafetitas e os semitas. No entanto, visto que a história na realidade não indica total associação pacífica, essa expressão pode, em vez disso, estar ligada no sentido profético com a posterior promessa de Deus a Abraão, Isaque e Jacó, descendentes de Sem, de que mediante sua “semente”, ou “descendente”, seriam abençoadas todas as famílias da terra (inclusive as descendentes de Jafet). (Gên 22:15-18; 26:3, 4; 28:10, 13, 14; compare isso com At 10:34-36; Gál 3:28, 29.) "Tornar-se Canaã escravo" dos jafetitas cumpriu-se no domínio exercido sobre a terra de Canaã durante o governo do Império Medo-Persa (uma potência meio semita e também jafética) e nas posteriores conquistas pelos gregos e pelos romanos, inclusive as conquistas das fortalezas cananeias de Tiro e Sídon.
O fato é que, Caucasianos, Africanos, Asiáticos e Ameríndios, todos somos filhos do Altíssimo, e a promessa de Deus a Abraão e a Salvação por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo se extende a todos nós igualmente!!!

 




 




4-Perguntas feitas frequentemente para mim:

 

4.1- Como pôde Noé ter sido pai de 3 filhos de cores de pele diferentes? Essa questão precisa da ajuda da ciência genética.Para gerar filhos com tez de pele variada é necessário que os pais no mínimo sejam de pele morena, não necessariamente negra.Portanto , Noé e sua esposa Na'amáh(Noema) provavelmente eram mulatos ou mestiços, pois assim carregam todos os alelos possíveis , dominantes e recessivos para uma geração de filhos de peles variadas.

 

"A cor da pele de humanos segue um padrão da herança quantitativa, em que os alelos de cada gene somam seus efeitos. A cor da pele classifica as pessoas em cinco fenótipos básicos: negro, mulato escuro, mulato médio, mulato claro e branco. Esses fenótipos são controlados por dois pares de alelos (Aa e Bb)."

Fonte:https://www.todamateria.com.br/heranca-quantitativa-ou-poligenica/#:~:text=A%20cor%20da%20pele%20de,alelos%20(Aa%20e%20Bb).).
https://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL957195-5603,00-MISCIGENACAO+E+LEIS+DA+GENETICA+EXPLICAM+FILHOS+COM+COR+DIFERENTE+DOS+PAIS.html

Mesmo que se coloque aqui a vontade de Deus em ocasionar isso, que não dependeria de genética, uma vez que Deus está acima da própria criação e das leis naturais que criou, ou seja, Ele pode fazer o que bem entender; para tanto; cientificamente é possível sim desde que os pais fossem mestiços.
A própria teoria da evolução, trabalha na questão de que os primeiros hominídeos possuíam peles mais escuras, sendo que indivíduos de compleição mais clara apareceriam depois, porém aqui o tempo é muito relativo em se tratando de macro-evolução, algo sim bastante questionável ainda.




4.2- Qual a antiguidade dos fatos ocorridos, desde a primitiva era patriarcal?

Creio aqui que o parâmetro seja o Período Neolítico, que se estuda na escola.Muitas evidências arqueológicas descobertas no Oriente Médio apontam para muitas culturas e cidades-estado antigas descobertas nesse período.Muitas destas cidades e lugares estão localizados justamente onde a Bíblia os menciona e outros não existem mais pois desapareceram com o tempo.
Esse período que começaria em 10.000 a.C., e apresenta uma grande variedade de artefatos e ferramentas produzidos pelo homem , o (re)surgimento da agricultura, domesticação de animais, culminando milênios depois com a descoberta de metais: bronze, cobre e ferro.
Existem muitas evidências que apontam as eras patriarcais durante os anos de entre 10.000 a.C até 7.000 a.C , época dos antigos patriarcas, Noé, Sem, Cam, Jafet, Canaã, Javan, Gomer, Tubal, Arfaxad, Assur e etc... , e até 4.000 a.C, época que se considera como a origem da escrita.Contudo existem evidências bem mais antigas que 4.000 a.C. sobre escritas produzidas pelo homem.
Já a época patriarcal mais recente que compreende a época de Abraão é geralmente datada entre 2000 a 1800 a.C.

Importante entender aqui que para uma família originar futuramente uma tribo, povo ou nação são necessários centenas de anos transcorridos e ou até um milênio, por isso que alguns eventos bíblicos são contados em apenas uma página como que numa junção de séculos de acontecimentos transcorridos, e como estas listas de genealogias chegaram até nós estando na Bíblia?
Primeiramente, sendo transmitidas oralmente. As gerações antigas transmitiam as histórias de suas tribos e clãs por meio de conversas e relatos geralmente sentando-se a noite em torno de uma fogueira ou na tenda mesmo e assim fizeram de geração em geração. Os hebreus fizeram muito isso até chegar um tempo em que o povo era tão grande que precisou ser escrito tudo na Torá hebraica, onde nela consta praticamente os cinco primeiros livros de nossa Bíblia.
E assim também fizeram os outros povos mundo afora, visto a quantidade de relatos mitológicos e alguns até históricos mesmo, acerca de sua ancestralidade.

A Bíblia, quando ela relata a descendência de Noé no Gênesis, está se referindo a descendentes e povos que foram gerados a partir daí mas num período muito longo de tempo, podendo haver lacunas no meio , ou seja descendentes que não foram mencionados , mesmo nomes das filhas dos grandes patriarcas, algumas até são mencionadas, porém como a tradição era muito patriarcal muitas e muitos podem não ter sido relatados.Exemplo: não são mencionados os netos de Javan, ou mesmo Cush, ou mesmo assim, e etc...assim por diante.Isso não coloca em questão a veracidade da Bíblia, uma vez que ela se preocupa exclusivamente com questões teológicas de fé, da caminhada de um povo, questões históricas ou mesmo científicas aparecem algumas vezes, mas não é esse o objetivo principal.
Quando na bíblia fala-se que os patriarcas , além dos filhos nomeados e após muitos anos terem gerado depois muitos filhos e filhas , isso indica uma prole maior que não foi nomeada no Gênesis mas que provavelmente existiu.

Então, partindo do presuposto que essas lacunas existiram pode-se atribuir um tempo maior aos acontecimentos transcorridos da era pós-diluviana (Neolítico).
Esta é uma explicação, porém existem e existirão muitas outras.

 

4.3- Há quanto tempo aconteceu o Dilúvio e se foi real?

 

Existem fortes evidências de não só ter sido real como global.Jesus Cristo referiu-se ao dilúvio de forma literal e real na Bíblia.Praticamente todos os povos antigos, tribos e nações primitivas tem ao menos uma história ou lenda falando de um Dilúvio, destruição da humanidade, salvação de alguns e recomeço.
Existem muitos livros e obras literárias que falam sobre , eu mesmo tenho algumas, de autores que pesquisaram e descobriram muitas coisas sobre a humanidade primitiva e trabalham na linha do catastrofismo (eras em que o planeta passou por mudanças e destruições geológicas bruscas, instantâneas e não como trata a teoria da evolução e o uniformitarismo ( mudanças lentas da geologia do planeta, graduais e independentes do fator divino).

Eu particularmente acredito nas duas, tanto mudanças lentas e graduais sim, mas pra mim é inevitável também que mudanças bruscas e catastróficas como o Dilúvio aconteceram e bem prováveis ocasionadas por impactos de cometas e asteróides atraídos sim mediante a degradação moral e religiosa do ser humano da época.

A própria evolução acredita numa teoria assim, em que milhares de anos antes os dinossauros fora extintos numa destruição em massa há 65 milhões de anos, ocasionada pela queda de um asteróide, portanto brusca, repentina e que alterou a fauna terrestre.

Algumas evidências apontam para as datas entre 12.000 a 10.000 a.C, como a época que teria acontecido o Dilúvio, outros ainda para as datas de 7.500 a.C e ainda os que trabalham com a hipótese de uma Terra mais jovem ainda, 5.000 ou 4.300 a.C , o acontecido dilúvio global.
Evidências de povos , continentes desaparecidos e objetos datados acima dessa idade de 12.000 anos, artefatos complexos e construções que a arqueologia moderna prefere engavetar por não conseguir explicar e ajustar à sua teoria linear e evolutiva são fortes motivos para que acreditemos na possibilidade de um Dilúvio global e real.

 

 

Fontes:


Canal no youtube: Observatório 7 , série ancestrais disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LH7fuugRaBA&list=PLij03WxM7KpAefOwjIbpaY8D6_2dvmcaf  

 

Livro Antiguidades Judaicas, Flávio Josefo.

Jafet e a origem dos gregos, blogger, disponível em: https://curiosidadesmisteriosantigos.blogspot.com/2021/09/jafet-e-origem-dos-gregos.html?m=1
Bíblia Sagrada.

Wikisource. Tradução Brasileira da Bíblia/Gênesis/ VI, IX e X.

https://www.google.com.br/amp/s/pleno.news/opiniao/luiz-sayao/sera-que-o-homem-foi-criado-ha-6-mil-anos.html%3famp=1