sábado, 9 de outubro de 2021

Ciência, Fé e Psicologia - Egrégora


Cristiano De Mari

"Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus cap.18, versículo 20.

Egrégora é um termo que provém do grego “egrégoroi” e refere-se a uma força gerada pelo conjunto de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, ao se reunirem com qualquer objetivo que seja, família, congregação, sociedade, grupos de oração, conjunto de pessoas.

As egrégoras são formadas por meio dos pensamentos e sentimentos de um grupo de pessoas. A somatória dessa emanação de consciência forma um clima energético, uma atmosfera de influência. Assim, as egrégoras formadas podem ser de cargas negativas ou positivas. Isso depende das emanações de pensamento e vibrações das pessoas que estão criando/sustentando a egrégora.

Ex: num determinado ambiente calmo e quieto com algumas pessoas. De repente chega uma pessoa extrovertida , começa a dialogar, a colocar positividade no ambiente, rapidamente algumas pessoas mudarão sua frequência e estarão mais alegres, ainda assim outras permanecerão fechadas, mas vai ocorrer uma modificação energética no local sem dúvida. Do modo inverso uma pessoa negativa deixará o ambiente ainda mais pesado e chato.

Segundo as doutrinas que aceitam a existência de egrégoras, dizem elas serem capazes de realizar no mundo visível e palpável, as aspirações transmitidas ao mundo invisível pela coletividade geradora. Em resumo, uma egrégora participaria ativamente de qualquer meio, seja ele físico ou abstrato. Quando a energia é propositalmente gerada, ela forma um padrão, ou seja, teria a tendência de se manter como está e de influenciar o meio ao seu redor. No mais, as egrégoras podem ser descritas como concentrações ou esferas energéticas criadas quando várias pessoas têm um mesmo objetivo. Trata-se de um conceito místico-filosófico com vínculos muito próximos à teoria das formas-pensamento, na qual todo pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente pelo cosmo.

Pode-se verificar também o conceito de egrégora ao analisarmos um ambiente dentre tantos outros como por exemplo uma missa: encontro de algumas ou muitas pessoas voltadas para promover um mesmo fim, seja a cura de alguém, o fim de um problema ou a superação de uma perda, teriam um grande poder de formar energias positivas e, através delas, promover mudanças. Essa egrégora do bem é uma parte do processo são a fé e a vontade humanas, o outro lado do processo é o Divino , ou seja aquele que vai permitir ou não esse desejo.

A física quântica também já comprovou que egrégoras ou energias semelhantes se atraem, sendo assim, para poder atrair aquilo que deseja, você precisa emitir aquilo. Mas isso não acontece da noite para o dia , é um princípio da fé, de paciência e de perseverança , é o acreditar da religião praticamente comprovado na ciência.

Pelo princípio da física quântica, de que tudo no universo é energia, uma vez que nossas frequências são emitidas, elas atraem frequências que são como elas. Então, você está constantemente usando frequências de fé para trazer as coisas para você, mesmo que nem sempre tenha consciência disso. É o caso de às vezes conseguir algo inesperado ou de repente sem esperar.

Exemplo de Egrégora do bem: elogios sinceros, desejos de bondade, sucesso e bem-aventuranças, bom humor, ver sempre o lado bom das coisas, etc ...

Exemplo de Egrégora ruim: Inveja, críticas inconsistentes, falsidade , vitimismo , a ideia de esperar sempre pelo outro e não fazer sua parte, etc....

Referências:

< https://derosemethod.org/blogdoderose>

A Matrix Divina, Uma jornada através do tempo, do espaço, dos milagres e da fé. Gregg Braden, 2019 , Editora Cultrix.

Você é aquilo que pensa. José Sometti. Editora Cidade Nova,2006.