quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Cannã, maldição e miscelânea de povos

 Cristiano De Mari

       Canaã, segundo a tradição histórico-patriarcal era filho de Cam, por sua vez , filho de Noé e de acordo com a Bíblia, foi o ancestral dos cananeus. Apesar disso, os israelitas que são semitas,  se apoderaram da terra de Cannã e geograficamente habitaram lá, derrotaram os cananeus e os escravizaram. Os que sobraram foram assimilados , ou seja, acabaram se misturando. Segundo a arqueologia existem comprovações e segundo estudos sobre a genética humana, resquícios de DNA dos antigos cananeus estariam presentes hoje no genoma de alguns israelitas, palestinos e árabes.

      Os cananeus , segundo achados arqueológicos já habitavam a região no 8° milênio antes de Cristo , juntamente com outras populações imigraram do Cáucaso e lá se estabeleceram, criando seus clãs tribais, sua cultura e sua identidade.

       Estudos genéticos em 2020 conduzida por uma equipe internacional de arqueólogos e geneticistas descobriu que a população Cananéia da Idade do Bronze descendia de populações locais anteriores do Neolítico, juntamente com populações relacionadas às montanhas Zagros do Calcolítico e ao Cáucaso da Idade do Bronze. 

       O estudo também mostrou que a população Cananéia contribuiu para a maioria dos grupos Judeus atuais (Ashkenazes, Sefarditas e Mizrahi), Samaritanos e para os grupos de língua árabe levantina (Palestinos, Libaneses, Sírios, Jordanianos, Iraquianos e Drusos). Essas populações são consistentes com o fato de terem 50% ou mais de sua ancestralidade de pessoas relacionadas a grupos que viveram no Levante da Idade do Bronze e nos Zagros Calcolíticos. 


      Segundo a Bíblia, em Gênesis 9: 20-29, relata que Cam debochou de seu pai Noé que, durante uma embriaguez após consumir vinho de suas próprias videiras apareceu nú na tenda, enquanto que seus outros dois filhos o cobriram, andando de costas, para não ver a nudez de seu pai. Ao acordar e se dar conta do ocorrido, Noé amaldiçoou o filho de Cam (Canaã), predizendo que sua descendência serviria às descendências de Sem e Jafet, e que seriam seus escravos.Isso de fato ocorreu.

       Muitos interpretaram errado essa história, colocando-a como motivo para justificar a escravidão africana. Um tremendo erro, pois os africanos descendem em sua maioria de linhagens genéticas de Cush ( centro e sul africanos ) , Put ( do deserto do Saara até o norte africano) e Mizraim ( egípcios e tribos similares ao longo do Nilo) que são os outros filhos de Cam. Portanto Cannã foi o único filho de Cam que habitou fora da África, no corredor do Levante onde hoje está Israel, Líbano, Síria e Palestina. Segundo a tradição , Cannã era também de pele um pouco mais clara que os demais, os canaanitas eram um pouco diferentes fisicamente da maioria dos africanos , então essa teoria da escravidão africana não cabe aqui. Só para completar, Cam não deu origem somente à populações negras , visto que dentre as esposas de seus filhos podiam estar mulheres de etnias diversas, como eu sempre digo, não existe uma raça totalmente pura, os descendentes de Noé no início casavam-se com suas primas e primos visto que a humanidade era menor e , assim por diante, podemos visualizar diferenças fenotípicas para classificar os povos em etnias.

       A escravidão africana que realmente é uma mancha para a humanidade assim como todos os tipos de escravidão ocorridos no decorrer da história, não pode ser considerada como resultado da maldição de um patriarca, não tem nada a ver com essa passagem bíblica, portanto essa relação é errônea.

      A passagem da maldição de Noé ao seu neto Canaã tem sim a ver com os próprios cananitas, que a história e a própria arqueologia mostram que foram depois conquistados e escravizados pelos Israelitas.

     Um dado curioso e que gerou sempre muita especulação é porque que Noé amaldiçoa seu neto ao invés de seu filho, já que foi ele quem errou?


      A ocasião desta maldição está descrita em Gênesis 9:20-27: “Começou Noé a ser lavrador, e plantou uma vinha. Bebendo do vinho embriagou-se e achou-se nu dentro da sua tenda. Cam, pai de Canaã viu a nudez de seu pai e contou a seus dois irmãos que estavam fora. Então Sem e Jafet tomaram uma capa, colocaram-na sobre os seus ombros e andando virados para trás e com seus rostos virados cobriram a nudez de seu pai, e não viram a nudez de seu pai.  Noé, recuperado da embriaguez, soube o que seu filho mais moço lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos. E acrescentou: Bendito seja Javeh, o Deus de Sem; e seja-lhes Canaã seu escravo. Dilate ( expanda) Deus a Jafet, e habite Jafet nas tendas de Sem; e seja-lhes Canaã por escravo.”

     O relato deste incidente é muito breve e omite muitos pormenores que seriam esclarecedores. Muitos eruditos bíblicos acreditam que Canaã estava envolvido de certo modo com seu pai Cam no episódio, sem ter sido mencionado.

      Algumas autoridades religiosas judaicas tem por explicação que a palavra filho na antiguidade podia se referir também a neto, uma vez que a proximidade parental era direta. Ao invés de mostrar respeito filial e cobrir seu pai, Cam considerou a ocasião como motivo para se rir, e relatou o incidente de modo zombeteiro a seus irmãos.” Depois de notar que a palavra hebraica traduzida “filho”, no versículo 24, pode também significar “neto”, esta fonte declara: “A referência é evidentemente feita a Canaã.” 

     Assim diz a tradição e autoridade antigas: Ferir uma patriarca dentro da sua própria linhagem , clã ou família, no contexto bíblico, é ferir a Deus. Porque Ele é a fonte da autoridade. 

     No restante, outras explicações também foram feitas mas não conferem com o relato , sendo algumas muito absurdas.

       Voltando para a historiografia, Canaã foi pai de Sídon ( Fenícios ) e de Het ( Heteus, Hititas ) sendo também patriarca ancestral dos jebuseus, amoritas, girgaseus, heveus, arqueus, sineus, arvadeus, zemareus e hamateus.

      A cada um deles foi entregue uma região no Levante- explicação no final.

      O Levante era habitado por pessoas que se referiam à terra como

 " KA-NA-NA-UM " já em meados do terceiro milênio a.C.  A palavra acadiana " kinahhu " referia-se à lã de cor púrpura, tingida dos moluscos Murex da costa - que era um produto de exportação importante da região. Quando os antigos gregos mais tarde negociaram com os cananeus, este significado da palavra parece ter predominado, pois eles se referiam aos cananeus como fenícios (Φοίνικες; fenícios ), que pode derivar da palavra grega " fênix " (φοίνιξ; trad: "carmesim" ou "roxo" ) e também descreveu o tecido pelo qual os gregos negociavam. A palavra “ fênix ” foi transcrita pelos romanos para “ poenus ”; os descendentes dos colonos cananeus em Cartago também eram chamados de púnicos.



      Não é exagero dizer que os cananeus foram os primeiros povos vizinhos de Israel, os mais antigos,  estabelecendo um padrão ao longo de sua existência de tensões e interação entre eles. 

      A Bíblia Hebraica considera os cananeus e grupos associados a eles – amorreus, hititas, jebuseus, heveus, perizeus e girgaseus – constituindo o que a tradição chama de “sete nações de Canaã”, como povos distintos que devem ser resistidos ou destruídos de várias maneiras.

      Uma outra impressão negativa dos cananeus perante Israel é que eram povos extremamente pagãos, usavam de magias , sortilégios, e praticavam a matança de crianças recém nascidas inocentes. O seus cultos a Baal, Astarte , Aserá, Anat, Mot, Moloch eram considerados hediondos, configurando em mais um motivo para os israelitas invadirem e tomarem posse daquela terra. Uma maldição que virou profecia e se transformou numa realidade, a falta de respeito perante um patriarca, a ocupação de uma terra que por herança divina não era pra ser sua e os hediondos cultos aos deuses pagãos e sacrifícios humanos, varreram essa população, o que não pereceu , foi assimilado e desapareceu no meio das gerações de outros povos, que o diga também Sodoma e Gomorra e que por causa dos seus pecados nunca mais voltou a existir.


       Deus mostra para todos que a ordem é dele independentemente se você gosta ou não quer, o universo, suas leis e mandamentos são estabelecidos pelo Altíssimo e nenhum ser humano, entidade maligna ou anjo caído poderá quebrar seu plano. Quem não gosta da sua ordem terá que tentar criar seu próprio universo. E isso é praticamente impossível.

      

Levante: termo geográfico que se refere, historicamente a um " corredor de terras". Região que se resume à Síria, à Jordânia, a Israel, à Palestina, ao Líbano e ao Chipre. Outras fontes definem o Levante de uma maneira mais ampla, incluindo porções da Turquia, do Iraque, da Arábia Saudita e do Egito.







Referências:

 https://veja.abril.com.br/ciencia/analise-genetica-revela-qual-foi-o-destino-dos-cananeus/mobile


https://biblia.com.br/dicionario-biblico/c/cananeus/


https://academic.oup.com/book/33589/chapter-abstract/288065012?redirectedFrom=fulltext&login=false