segunda-feira, 15 de julho de 2013

A precessão dos Equinócios

Cristiano De Mari

Os antigos maias, cuja civilização floresceu no que é hoje o México cerca de 300 a 900 d.C , inventaram um método de controle de tempo com ciclos de contagem de dias que poderiam ser  usados para manter este controle de forma organizada astronomicamente. Seu "grande ciclo" ou baktun era 144.000 dias, ou cerca de 396 anos. Há um certo número de outros ciclos mais curtos que compõem a "contagem longa" ou calendário. Por exemplo, um katun é 7200 dias, e um tun de 360 dias.
Em 21 de dezembro de 2012, no solstício de Capricórnio, chegamos ao final do 13 º baktun. Ou seja, chegamos à conclusão de 13 ciclos de 144 mil dias, ou 5.125 anos - um grande ciclo dentro de vários grandes ciclos. Isto acontece por ser no ano do trânsito orbital de Vênus ; os maias eram obcecados com Vênus. Contudo, o que é muito interessante em tudo isso é que o ciclo de 5.125 anos começa muito antes da civilização maia tinha entrado em vigor. Por que o 13 º baktun é tão importante? Por que não é apenas uma transição para o baktun 14? A resposta é que o sistema maia em sua forma mais simples baseia-se no número 13. Então, todo o ciclo com meta de 13 "grandes ciclos" vira, neste ponto, e ele passou a ser em 2012.
Mas por que 2012? você poderia perguntar. Eles poderiam ter usado a qualquer momento como um ponto de partida e qualquer momento como um ponto final, uma vez que eles estavam começando no meio. A implicação é que eles estavam cientes de um ciclo de tempo que não temos conhecimento  hoje, provavelmente um conhecimento de alguma civilização ainda não descoberta. Cronometraram tudo de acordo a  coincidir com ele. Uma coisa que você pode dizer sobre os maias é que eles não foram à toa grandes matemáticos. Eles sabiam o que estavam fazendo.
Cada século, o primeiro dia da primavera, ou seja no equinócio vernal, chega um dia antes. Isto é porque o mundo está balançando à medida que gira, a oscilação é tão lenta que você não pode vê-la ao menos que você assistisse isso a um par de milhares de anos. O ciclo completo demora cerca de 25.770 anos, período em que todo sistema solar termina de orbitar em torno da estrela Alción localizada na constelação de Touro. Também as constelações zodiacais trocam de lugar durante este longo período. Isso é chamado de Precessão dos Equinócios. Os maias podiam vê-la, e aparentemente eles estavam seguindo o alinhamento de dois pontos: o núcleo da Via Láctea (onde vivemos) e o solstício de inverno.Para a maioria que achava que a terra tinha apenas os movimentos da Translação e Rotação, então temos também a Precessão e um outro conhecido como Nutação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário