sexta-feira, 3 de julho de 2015

Origens do povo italiano

Cristiano De Mari 


Foi na Idade do Bronze que chegaram à Europa povos de origem indo-europeia. Migraram do Cáucaso ( hoje Armênia ) e Reino do Ponto na Ásia Menor para a Península Balcânica há cerca de 5.000 anos atrás. A partir de 4500 anos atrás, subiram pelo rio Danúbio e invadiram a Europa centro-ocidental.
Acredita-se que um povo do ramo indo-europeu, falante de língua itálica, cruzou os Alpes e invadiu a Itália há cerca de 2.200 a.C. portanto há 4200 anos. Estabeleceram a cultura chamada de Villanova substituindo muitos dos habitantes nativos da Itália, que tiveram que fugir e buscar refúgio nos apeninos e na Sardenha. Essas tribos itálicas conquistaram toda a península itálica, mas se estabeleceram principalmente no norte e no centro-oeste italiano, principalmente ao longo do rio Pó e na Toscana. No fim da Idade do Bronze e o começo da Idade do Ferro, outras tribos indo-europeias se estabeleceram no norte da Itália, tais como os lígures na Ligúria, os lepôncios e os gauleses-celtas no Piemonte e os vênetos no Vêneto.
O povo italiano é grupo étnico da Europa Ocidental que vive predominantemente na Itália e através da imigração italiana, chegaram aos países do Brasil, Argentina, Estados Unidos da América, Chile, Uruguai, Canadá e Austrália.
 A população italiana é uma das mais diversas da Europa , do ponto de vista genético. Diferentes populações se estabeleceram no atual território italiano ao longo dos séculos: agricultores do Oriente Próximo, povos itálicos, lígures, etruscos, fenícios, gregos, latinos, romanos, celtas, godos, lombardos, bizantinos, francos, normandos, suevos, árabes, berberes, albaneses, austríacos e outros.
A composição genética diversa entre os italianos atuais reflete as várias invasões e a diversidade de povos que se estabeleceram na Península Itálica há vários séculos, alguns ainda em tempos pré-históricos, e outros ainda migrando para a Grécia ou outras regiões antes de chegarem à península Itálica. No geral, quase todos esses povos chegaram à Itália muito antes da formação dos atuais Estados e nacionalidades que hoje existem nessas áreas.
E em todo caso podemos considerar segundo estudos, que a maior influência genética na etnia italiana dos grupos mencionados anteriormente, procede de povos italiotas que entraram na península em duas grandes levas migratórias, uma há 2200 a. C. e outra mais tarde em 1200 a.C. , formando uma ancestralidade mediterrânea latina muito forte. Dessa ancestralidade latino-mediterrânea surgiram os romanos, os quais influenciaram drasticamente na etnia e cultura italiana atual.






















Referências:

http://www.repubblica.it/scienze/2014/01/09/news/italiani_popolo_pi_ricco_di_diversit_genetica_in_europa-75495329/

https://ilsizzi.files.wordpress.com/2015/05/mtdna-italiano.jpg



3 comentários:

  1. Giulieta Carani, gostaria de saber a origem do meu sobrenome.
    Meu sobrenome. Meu pai genovês, Renato Carani.Quem somos?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho pessoal, sempre grato!

    ResponderExcluir