sábado, 11 de outubro de 2014

A inscrição de Tel Dan: a primeira evidência histórica do rei Davi

Cristiano De Mari


Poucas modernas descobertas da arqueologia bíblica causaram tanta emoção como a inscrição de Tel Dan em uma laje de pedra (ou Estela) do século IX a.C., que forneceu a primeira evidência histórica do Rei Davi da Bíblia.
A inscrição de Tel Dan, ou "Casa de Davi" foi descoberta em 1993 no local de Tel Dan, norte de Israel em uma escavação dirigida pelo arqueólogo israelense Avraham Biran.
A inscrição quebrada em fragmentos comemora a vitória de um rei de origem aramaica (sírio) sobre os seus vizinhos do sul: o "rei de Israel" e o rei de Judá "rei da casa de Davi." No texto cuidadosamente está escrito em caracteres aramaicos puros, os sírios se orgulham de seu  rei, em que ele, sob a orientação divina do deus Hadad, venceu milhares de cavaleiros e soldados de Israel antes de despachar os seus dois adversários reais. Infelizmente, os fragmentos recuperados da inscrição "Casa de Davi" não preservam os nomes dos reis específicos envolvidos neste encontro brutal, mas a maioria dos estudiosos acreditam que a estela relata uma campanha de Hazael de Damasco em que ele derrotou tanto Jorão de Israel e Ocozias de Judá.
O que fez  da Tel Dan uma das inscrições mais excitantes das descobertas da Arqueologia Bíblica para os estudiosos e ao público em geral era sua referência sem precedentes para a "Casa de Davi". A inscrição fragmentada da estela, foi lida e traduzido pelo renomado epigráfico Joseph Naveh. Ela prova que o Rei Davi da Bíblia foi uma verdadeira figura histórica e não simplesmente a fantástica criação literária de escritores bíblicos posteriores e editores. Talvez mais importante, a estela, criada por um dos mais ferozes inimigos do antigo Israel mais de um século depois da morte de David, ainda reconhecido David como o fundador do reino de Judá.  
A "Casa de Davi" tem seus céticos, no entanto, especialmente os chamados minimalistas bíblicos, que tentaram destituir a "Casa de Davi" como leitura implausível e até sensacionalista. Em um artigo famoso da revista BAR, Philip Davies argumenta que o termo hebraico bytdwd,  refere um lugar específico (semelhante ao bytlhm de Belém), em vez de ser a dinastia ancestral de Davi. Tal ceticismo de lado, no entanto, a maioria dos estudiosos da Bíblia e arqueólogos prontamente aceitaram que a estela de Tel Dan forneceu a primeira prova concreta de um histórico Rei Davi da Bíblia.
Mesmo que a inscrição "Casa de Davi" confirmou a historicidade essencial do Rei Davi da Bíblia, os estudiosos chegaram a um consenso a respeito da natureza e extensão de seu governo. David era o grande rei da tradição bíblica, que fundou sua capital real em Jerusalém e estabeleceu um reino israelita? Ou foi David apenas um chefe tribal, como o israelense Finkelstein da Universidade de Tel Aviv afirma? Perguntas como estas, muitas vezes surgem a partir de descobertas da arqueologia bíblica e estão no cerne das relações complexas entre arqueologia, história e da Bíblia.


Fonte: http://www.biblicalarchaeology.org/daily/biblical-artifacts/artifacts-and-the-bible/the-tel-dan-inscription-the-first-historical-evidence-of-the-king-david-bible-story/