quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fé Sim , Superstição Nunca !

Cristiano De Mari

Superstição (que é muito diferente de fé) é achar, dar ou investir poder em algo/coisa que não tem poder sobre-humano e que pertence à/ou tem natureza física, química ou mesmo biológica. É desconfiar e /ou esperar ou ainda pensar que se está associando algo e que determinados eventos ocorram de forma lógica , negativa ou positiva, advindos de coisas e objetos ou ainda de sensações ou sinais estranhos que o senso comum considera espetacular mas que pode ser simples coincidência. Coincidências repetidas podem provocar surpresa no ser humano.
Ao atribuir  "poderes"  a estas coisas, os seres humanos  introjetam  uma autossugestão, uma ideia que acaba por influenciar seu meio, seu redor, mas ainda assim algo de natureza humana e não sobrenatural. Isso faz pensar que determinados eventos "aconteçam" conforme o "previsto". Nada mais que o próprio pensamento humano sugestionador e sugestionável.
A fé tem por característica primordial a confiança, mas não é uma confiança cega.....é  a expectativa de bonanças, de boas realizações, de bons desfechos. É inspirada em um modelo de fé, numa profecia, num preceito divino, em um objeto abençoado (diferente de objetos comuns como amuletos da sorte por exemplo, entre outros) , carismas e dons sobre-humanos ( comprovados e que não tem explicação pela ciência física), que denotam sua exclusividade, sua forma de ser especial advinda de sua propagação documental  bem afamada ,vista, revista, ouvida, escrita e reescrita no percurso da história.
Ainda nesta questão existe um percentual de eventos ou fatos estranhos (entre 10 e 20%) que ocorrem e que não são superstição e nem estão ligados ao campo de estudos psicológicos e paranormais, mas que pertencem exclusivamente ao âmbito espiritual e que competem ao estudo da Teologia e afins e que por incontáveis razões, na maioria das vezes são mal interpretados, mal estudados, mal avaliados, mal diagnosticados e mal divulgados. Isto acontece principalmente por causa das mídias ávidas em lucrar por qualquer motivo, mesmo que não recorram a verdade, deturpando em muito os fatos.
Estes assuntos (10 a 20%) tem caráter exclusivamente Espiritualista e de Fé e somente alguns teólogos, religiosos e algumas pessoas com alta sensibilidade ( não confundir espiritualismo com espiritismo) , tem plenas condições de interpretá-los.


Imagem: http://preciosavida.no.comunidades.net/index.php?pagina=1536435232_04