sábado, 22 de março de 2014

Centurião Romano

Cristiano De Mari


          O centurião era o sexto na cadeia de comando de uma legião na hierarquia militar romana. Era o oficial responsável por comandar uma centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava, inclusive na rápida execução de uma qualquer formação militar e, encarregava-se da disciplina e instrução da legião. 
             Pelo fato de que na maioria das vezes as legiões estavam muito longe da pátria-mãe, os centuriões eram escolhidos pelas suas capacidades de comando e pela prontidão em lutarem até à morte. Dessa forma conseguiam conquistar vitórias contra inimigos em números bem superiores, em territórios hostis onde era por vezes complicado receberem reforços, ao contrário do inimigo. O centurião de maior experiência dirigia a primeira centúria da primeira coorte, sendo uma pessoa respeitada e condecorada. Essa posição em liderar a primeira centúria da primeira coorte era uma possibilidade de mérito em poder um dia alcançar a promoção a centurião-chefe e liderar uma coorte. Apesar da sua posição de destaque, era um oficial que lutava com os demais, marchando junto à sua centúria e acampava com os seus homens, tendo uma tenda que o diferenciava pelo estatuto e responsabilidade. Para além de liderar uma centuria de oitenta legionários, ainda tinha sobre a sua autoridade, um optio, um administrador e um porta-estandarte.
                O optio, que desempenhava a função de ordenança e a organização diária da centúria (fardamento, alimentos, água e treinamento básico), era o segundo no comando e tinha a obrigação de substituir o seu superior na sua ausência, em condições normais de serviço. Em último caso, durante a recuperação de um ferimento sofrido pelo centurião ou, em combate, no falecimento deste. O centurião seria o equivalente ao posto de capitão, na hierarquia militar no exército de qualquer país. 
              Jesus Cristo em um episódio de sua vida curou o servo de um centurião romano, e este pediu para que o fizesse à distância uma vez que não se considerava digno de tê-lo em sua casa, uma vez que adorava ídolos pagãos. Jesus teria encontrado fé , mesmo em um pagão e disse: "Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei tamanha fé. Digo-vos que muitos virão do oriente e do ocidente, e hão de sentar-se com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus; mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá o choro e o ranger de dentes....Vai-te e como creste, assim te seja feito.» (Mateus 8:10-13)

Seguem os cargos militares romanos em ordem de importância na hierarquia de um dos mais temidos exércitos do mundo antigo:
1 General: líder de uma ou mais legiões romanas, comandavam vários legados.
2 Legado: Comandante de uma legião romana, obedecia apenas ao general.
3 Prefeito do acampamento: Comandava os tribunos, centuriões e a cavalaria.
4 Tribuno: eram em seis, sendo que o tribuno superior  comandava os demais.
5 Centurião-chefe: Comandava uma coorte, que tinha seis centuriões.
6 Centurião: Comandava uma centúria de 80 a 100 homens.
7 Optio: Segundo no comando de uma centúria.